quinta-feira, 1 de maio de 2014

Histórico do NEI Armação

 O Núcleo de Educação Infantil Armação está vinculado à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Florianópolis, sendo a responsabilidade de toda a manutenção da estrutura física, de fornecimento de material pedagógico, de limpeza, de merenda escolar e ainda de remuneração dos funcionários

Histórico:


1980 – A Educação Infantil Iniciou com duas turmas de pré-escolar, em uma sala na EBM Presidente Castelo Branco.
1988 – Foi construída uma estrutura independente, administrada pela Escola Básica, com uma sala, uma secretaria, uma cozinha, um depósito de alimentos, um banheiro adulto e outro infantil, num terreno nos fundos, à Rua Izidoro Pires, nº 143, Bairro: Armação do Pântano do Sul, CEP 88066-520.
1990 – Até aqui o atendimento baseava-se numa prática assistencialista e higienista. A partir deste ano, através de cursos realizados pela rede, passou-se a observar o desenvolvimento cognitivo e motor. A prática era eclética e o planejamento era baseado em temas geradores e datas comemorativas.
1992 – Ampliação da estrutura para mais duas salas, uma lavanderia, um banheiro infantil, um almoxarifado e um hall. Indicação pela Secretaria Municipal de Educação, com aval dos funcionários, a Prof.ª Eliane Chagas para direção desta unidade educativa. Após um ano, tem seu nome legitimado pela comunidade escolar através de eleição direta.
1995 – É indicado pelos funcionários o prof. Aquiles Carlos Mendes Pereira para completar o mandato. E para o 1º semestre de 1996, foi indicada a Prof.ª Stela Elzira Corrêa pela SME. Neste ano têm início na rede as reflexões sobre PPP e Conselho de Escola. A comunidade do NEI é sensibilizada através de várias reuniões, com a assessoria da prof. Nély de Souza Brito e é escolhido o lema da escola “Vivendo Aprendendo”.
1996 – A Unidade passa a funcionar em uma casa alugada pela SME, para efetuarem a obra de drenagem do terreno e problemas da fossa. Assume por eleição direta a prof.ª Eliane Valdice Duarte que conclui sua gestão.
1997 – Inicia a construção de mais uma sala para atendimento às crianças do maternal II, que vinham sendo atendidas na sala da secretaria, há três anos. Criado o Conselho Deliberativo.
1998 – É eleito Jairo Norberto Pereira, que permanece até setembro de 1999, quando mais uma vez é indicado pelos profissionais da unidade o prof. Aquiles Carlos Mendes Pereira, para completar o mandato. É efetivado o Serviço de Supervisão Escolar e o primeiro PPP é sistematizado, definindo como sendo função do NEI, cuidar e educar as crianças, complementando a educação familiar, objetivando proporcionar momentos de participação, solidariedade, cooperação, responsabilidade, criatividade, conhecimento e afetividade entre crianças e adultos, visando torná-las críticas e ativas na sociedade.
1999 – A SME fornece brinquedos para o parque que na época possuía alguns comprados e construídos com a colaboração dos pais e a artista plástica Angélica Hoepers Simões ilustra as paredes da unidade.
2000 – Eleita para dirigir o NEI, por voto direto, a auxiliar de ensino Márcia Nilda Pereira Ramos, sendo reeleita em 2002.
2002 – Nova reforma, iniciada em janeiro e concluída em março. Pintura, troca de pisos e azulejos, construção de uma rampa, lixeira e reservatório de gás, troca de alambrado, adaptação do banheiro para portadores de necessidades especiais. Entretanto, esta reforma não atendeu as reivindicações: construção de mais um banheiro infantil, sala multiuso, sala para coordenação, refeitório, biblioteca, ampliação da cozinha e almoxarifado e área coberta. Nova sistematização do PPP.
2004 – Eleita para direção, por voto direto, a auxiliar de sala Claudete Benta Oda. Este foi o último ano que atendemos crianças de 2 anos e 7 meses até 6 anos.
2005 - Em dezembro inicia-se a construção da nova unidade educativa.
2006 – A necessidade de mais vagas, a falta de uma creche pública nesta comunidade, as reivindicações e a luta sistematizada desde 2000, culminaram na construção da creche da Armação, com promessa de término para o final deste ano.
A partir deste ano, pela antecipação das crianças no ensino fundamental e ainda com a estrutura precária, iniciamos o atendimento às crianças com 1 ano de idade. Em novembro houve a conclusão parcial da unidade, proporcionando a mudança de prédio, passamos a utilizar 5 salas sendo que neste momento abrimos duas turmas com capacidade para 30 crianças de grupo III. Reeleita por voto direto Claudete Benta Oda, para o biênio 2007 e 2008.
2007 - Inicia-se a segunda etapa da obra, com muitas dificuldades e um trabalho lento, fazendo com que a comunidade se mobilizasse para que houvesse um prazo definitivo para a conclusão da obra.  A lista de espera aumenta significativamente.
2008 - Inicia-se o ano com um atraso de dois dias.  O prédio que as crianças são atendidas desde 2006, vem apresentando riscos à integridade física das mesmas e a partir desta demanda, funcionários e pais mobilizam-se para que os reparos sejam realizados.  Neste ano, por determinação da portaria de matrícula, inicia-se o atendimento de crianças acima de 4 meses.  Em agosto deste ano é feita a inauguração da segunda etapa da obra do novo prédio, perfazendo um total de dez salas de atendimento as crianças. Em setembro inicia-se o Período Integral, para cinco grupos. Ainda neste ano acontece eleição para diretores, onde é reeleita novamente, por voto direto, Claudete Benta Oda, para o biênio 2009 e 2010. 
2009 – Foi criada a APP do NEI ARMAÇÃO e com isso atribuída mais uma função ao Conselho Deliberativo: Fiscalizar a aplicação dos recursos da APP. Já neste ano houve dificuldades na manutenção de nossas Reuniões Pedagógicas Mensais.
 2010 – Neste ano o grupo decidiu, ainda que bastante insatisfeito, pela interrupção (momentânea) do Grupo de Estudos. No ano anterior dos seis grupos de estudos, apenas dois foram realizados (com dificuldades), devido à falta de funcionários durante o ano letivo. Então foi decidido que o NEI iria fazer seus estudos durante as Reuniões Pedagógicas: meio período para estudos mais sistematizados e o outro meio período para discussões mais amplas e informes. Este foi mais um dos motivos da reafirmação da importância das Reuniões Pedagógicas mensais. Neste ano, infelizmente, a Secretária disponibilizou apenas seis reuniões; O encaminhamento foi manter as Reuniões Pedagógicas mensais, encaminhamento este apoiado pelas famílias; Em Reunião Geral de Pais no dia 09 de fevereiro referendaram nossa decisão e ao longo dos meses de fevereiro e março assinaram abaixo-assinado com o pedido dessas reuniões mensais, compreendendo a importância das mesmas. A Direção enviou o calendário por quatro vezes e este foi em todas indeferido, o que acreditamos ser bastante prejudicial. Também elegemos novo Conselho Deliberativo para o ano de 2010 a ser: Claudete Benta Oda, Rita de Cássia Mattos, Márcia Regina Tamanini, Zenilda Arcênio, Tayse Caldeira, Patrícia Silveira, Ana Paula Rosa e Dejair Nunes. Realizou-se eleição direta e a Auxiliar de Ensino Márcia Nilda Pereira Ramos foi eleita diretora para o triênio 2011-2013.
2011 – Este ano iniciou-se com uma nova proposta de formação por parte da Diretoria de Educação Infantil. Tivemos formação (nos espaços das reuniões pedagógicas) ao longo dos meses sobre as Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis para todos os educadores da unidade, exceto funcionárias da cozinha e limpeza, fato este que contestamos por acreditar na importância de todos participarem das formações. Nossas Reuniões Pedagógicas foram meio período na unidade e outro período (com alternância) no auditório da Escola Básica Dilma Lúcia dos Santos com outras unidades, em formação, coordenados pela Diretoria de Educação Infantil. Também elegemos uma nova Associação de Pais e Professores (Simone Garcez, Cláudia Carvalho, Marinete Sodré, Rochele Vaucher, Micheli Pires, Rúbia Pires, Jusiele Duarte e Anselma Juventina), além do Conselho Deliberativo (Márcia Pereira Ramos, Rita de Cássia Mattos, Angélica da Silveira, Eliane Duarte, Tayse Paula Caldeira, Rejiane Pires, Valéria Santos Andrade, Gilberto Silveira e Joi Joaquim Duarte). Tivemos apenas dois grupos de estudo acontecendo, fora de horário de trabalho, já que não conseguimos no ano anterior realizar esse tipo de formação em horário de trabalho. Destes dois grupos apenas um concluiu seus estudos, sendo que este que veio a concluir foi iniciado no segundo semestre. Iniciamos o Projeto Palco Aberto e Cinema na Escola, oportunizando as crianças e a todos os funcionários mais uma possibilidade de ampliação de seus repertórios envolvendo a arte.    
2012 – Em maio deste ano há uma nova organização da unidade e muitas crianças são integralizadas, em função de não haver lista de espera e existir um considerável número de vagas em aberto. Nossas reuniões pedagógicas e formações aconteceram no mesmo dia, a ser: meio período de reunião pedagógica e meio período de formação dos NAP´S (Núcleos da Ação Pedagógica), com alternância nessa organização. Diferentemente do ano anterior, na formação dos NAP´S as professoras, auxiliares de ensino e de sala, supervisão e direção escolheram um núcleo da ação pedagógica, específico, e durante todos os encontros de formação o aprofundaram. Deste modo nos dividimos (eram sete núcleos) e íamos a espaços de formação diferentes, nos encontrar com outras profissionais que optaram pelo mesmo NAP. Na formação do Grupo de Pais tivemos dois encontros por semestre, totalizando quatro encontros ao longo do ano, com um tema específico: Sexualidade. Contamos com o psicólogo Laury Oliveira (naquele momento também pai de uma criança da unidade) para nos conduzir nas reflexões do Grupo de Pais neste ano. A APP permaneceu com a mesma constituição, já que é eleita de dois em dois anos, mudando apenas alguns membros. Já o Conselho Deliberativo, que é anual, foi eleito nova constituição em 2012, a ser:  Márcia Nilda Pereira Ramos (presidente); .Rita de Cássia Mattos e Angélica Silveira (Representantes Titulares dos Funcionários); Eliane Valdice Duarte e Nayara Karoline da Silva (Representantes Suplentes dos Funcionários); Marcos Arrelaro e Patrícia Maria Vieira (Representantes Titulares dos Pais); e por fim Joi Joaquim Duarte e Valéria Santos Andrade como Representantes Suplentes dos Pais.
2013 – Iniciamos o ano com uma nova experiência: as professoras e auxiliares de ensino passam a ter hora atividade em tempo, iniciando com 16 horas mensais, sob a Portaria nº 023/2013.
2014 - Este ano o Nei Armação dispõe de nova direção a auxiliar de sala Gracelaine Battisti foi indicada ao cargo, por não haver coro na eleição do ano anterior. A mesma coordenou o programa creche de verão que ocorreu pela primeira vez nesta unidade educativa. Também veio fazer parte da equipe diretiva a supervisora Márcia Maria da Silva Knoblauch que tomou posse da vaga em aberto. Segundo a portaria N° 005/2014 que estabelece a organização da hora atividade, no cargo de professores e professores auxiliares à mesma passou de 16hs para 32hs mensais para servidores que possuem jornada de 40hs semanais. Sendo assim, o quadro de professores auxiliares foi ampliado com o objetivo de cobrir a ausência do professor nesse período.

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