EDITORIAL
Chegamos ao segundo ano do informativo do NEI Armação e com ele assuntos
pertinentes a organização e funcionamento desta instituição que tem como
objetivo principal proporcionar as crianças experiências significativas que
contribuam para o seu desenvolvimento.
Nesta 1ª edição destacaremos a
importância do período de inserção e sua organização, os projetos coletivos que
fazem parte do nosso cotidiano, apresentaremos os profissionais e seus
respectivos grupos, entre outros assuntos importantes.
Nossa proposta com o informativo é
dar visibilidade a diversas ações que estão sendo desenvolvidas pelos
profissionais que compõem esta equipe.
Que tenhamos um ano repleto de
realizações e sucesso! SEJAM TODOS BEM VINDOS!
Laine
Battisti
Diretora
do NEI ARMAÇÃO
PERÍODO DE INSERÇÃO
Por Renata Gonçalves
O momento de entrada da criança
na creche é, geralmente, a sua primeira experiência em termos de separação da
família. As propostas educacionais vêm incluindo a inserção gradual da criança,
respeitando as suas exigências e a de seus pais, e também permitindo que o
professor conheça individualmente as novas crianças que ingressam na creche.
A inserção de uma criança
pequena em uma instituição é um fato delicado por três motivos:
- Existe
uma dificuldade objetiva na separação entre pais e criança.
- Confiar
uma criança à creche não é ainda considerado um fato “natural”, e é visto
quase sempre, inicialmente, como uma solução para uma necessidade.
- Muitas
mulheres vivem ainda com sentimento de culpa de terem que deixar seu filho
em uma creche, ficando sujeitas a pressões psicológicas por parte da
família ou da sociedade.
Será que esta separação afeta só a criança? Na verdade, a quem atinge
esta separação?
Afeta a criança, mas também
toda família. A separação causa traumas? As educadoras italianas Susanna
Mantovani e Nice Terzi, falam que os temores de que a creche ocasione “traumas
pela separação” não possuem fundamento concreto. Devemos compreender que as
crianças, e em especial, os menores, ainda não se expressam bem verbalmente e,
por isso, manifestam seus sentimentos por meio do corpo. É comum, portanto, que
além de chorar elas possam adoecer, recusar alimentos, dormir demais,
irritar-se etc. Não se trata de um problema de saúde, é apenas a sua maneira de
expressar o que está sentindo.
Mas afinal, como propiciar
a inserção? O ideal é que a creche ou pré-escola ofereça para as famílias um
sistema gradativo de inserção para cada criança. Assim, se for possível para os
pais, a criança, durante os primeiros dias, ficará na creche apenas algumas
horas e gradativamente este tempo vai sendo aumentado até chegar àquilo que os
pais desejam. De uma forma gradual, a
criança vai se acostumando com o novo ambiente, os novos horários e as
diferentes relações de amizade e convivência.
CONHEÇA
NOSSOS PROFISSIONAIS / 2015
Ø Sala 1 – GRUPO 6 (INTEGRAL)
Profissionais: Claudete, Janaina e Nanci.
Ø Sala 2 – GRUPO 5/6 (MATUTINO)
Profissionais: Alda e Debora.
Ø Sala 2 – GRUPO 5/6 (VESPERTINO)
Profissionais: Alda e Delma.
Ø Sala 3 – GRUPO 5/6 (INTEGRAL)
Profissionais: Renata, Sibele e Heloiza.
Ø Sala 4 – GRUPO 4/5 (INTEGRAL)
Profissionais: Dulci, Micheli e Rita.
Ø Sala 5 – GRUPO 3/4 (MATUTINO)
Profissionais: Gisele e Ana Carolina.
Ø Sala 5 – GRUPO 3/4 (VESPERTINO)
Profissionais: Rosangela e Rubia.
Ø Sala 6 – GRUPO 3 (MATUTINO)
Profissionais: Cleusa e Angelica.
Ø Sala 6 – GRUPO 3 (VESPERTINO)
Profissionais: Cleusa e Samantha.
Ø Sala 7 – GRUPO 2/3 (MATUTINO)
Profissionais: Ronilda e Diana.
Ø Sala 7 – GRUPO 1/2 (VESPERTINO)
Profissionais: Ronilda e Sandra.
Ø Sala 8 – GRUPO 2 (MATUTINO)
Profissionais: Karina e Camila.
Ø Sala 8 – GRUPO 2 (VESPERTINO)
Profissionais: Karina e Karla.
Ø Sala 9 – GRUPO 5 (INTEGRAL)
Profissionais: Natalia, Rosiane e Márcia.
Ø Sala 10 – GRUPO 3/4 (INTEGRAL)
Profissionais: Márcia Tam, Vanessa e Marinete.
Professores Auxiliares:
o Adriana – Sala 5 e 10. Cleusi – prof de educação especial
o Chris - Sala 4 e 6. Andreia – Sala 2 e 5
o Márcia - Sala 3 e 9.
o Michele – Sala 7 e 8.
o Patrícia – Sala 5, 6 e 8.
o Simone – 1 e 2.
Educação Física:
ü Eduardo = Sala: 3 e 6 mat.
ü Lenissa = Salas: 2 mat., 4, 5, 7, 8
e 10.
ü Marcelo = Salas: 1, 2 vesp., 6 vesp.
E 9.
Cozinheiras: Zenilda,
Andreia, Maria, Fernanda e Catarina. Limpeza: Simone,
Roselane, Patricia, Margarete, Jeisi e
Valmira.
Readaptadas: Marcia Mariano, Maria Olga, Lais,
Janaina Silveira e Marli.
Estagiaria: Joice Rosas
Diretora:
Laine
ESPAÇO
DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
Por
Lenissa Coutinho
Semanalmente as crianças de todos os grupos do NEI
Armação possuem vivências de Educação Física, onde são proporcionadas diversas
intervenções. Na estruturação das intervenções são consideradas as
características específicas
de cada grupo, bem como as peculiaridades em termos
de desenvolvimento motor de cada faixa etária. Cada momento é planejado de
forma que as crianças se sintam protegidas e acolhidas e ao mesmo tempo,
seguras para que possam explorar, se arriscar e interagir com os mais variados
materiais e com as demais crianças do grupo. Proporcionar vivências que
possibilitem de fato uma contribuição para o desenvolvimento motor e para o
processo de socialização acaba servindo de base para todas as propostas da
Educação Física. No ano letivo de 2015 a Educação Física possui os seguintes
profissionais: Eduardo, Marcelo e Lenissa.
A
Sala Multimeios acreditando na importância da família no desenvolvimento da
criança, inicia o ano letivo aproximando profissionais e familiares visando a
qualificação no Atendimento Educacional Especializado - AEE.
Quanto
mais a criança for exigida na sua comunicação em todos os ambientes em que
circula, mais respostas e possibilidades de avanços poderá apresentar.
Desta
forma, quanto mais a criança for instigada com perguntas e aguardado o tempo
adequado para as respostas, mais seu cérebro estará recebendo estímulos
necessário para seu desenvolvimento.
Estes diálogos nem sempre acontecem através de palavras, considerando
que algumas crianças levam mais tempo para a comunicação oral. Mas existirão
sempre gestos, símbolos e outras formas para ampliar sua comunicação:
oportunizar ¨sins e nãos¨, identificação de cores e objetos, animais, nomeação
e identificação de partes do corpo, etc.
ESPAÇO
DAS FAMÍLIAS:
REUNIÃO
DE PAIS
Umas
da ações que temos como prioridade é organizar a REUNIÃO DE PAIS que tem como foco conhecer as famílias de
nossas crianças, conversar sobre a rotina do grupo bem como os combinados (
passeios, contribuição da agua).
No
período de 9 a 19 de março, tivemos a presença de algumas famílias que saíram
muito satisfeitas com a organização da reunião, com os esclarecimentos , e com
o horário porem sentimos falta das famílias que não compareceram.
Famílias,
esperamos sempre contar com vocês para o engrandecimento do nosso trabalho, por
isso sua participação é muito importante, afinal de contas falaremos do bem
mais precioso de vossas vidas.
Estaremos
sempre disponíveis para atende-los. Seja pra contribuir, criticar, tirar suas
duvidas...PARTICIPAR!
CONTAÇÃO
DE HISTÓRIA
Há cerca de um ano, com colaboração do Santiago, passou-se a
elaborar um livro infantil. Intitulado PEDROCA, NARIZ DE PIPOCA, o livro conta
a história de um menino que tem uma particularidade (o nariz de pipoca), mas
lida muito bem com isso.
O primeiro esboço do texto foi escrito na praia da Armação, em
Florianópolis, onde residem minha filha Karina, o genro Jorge, e os netos Theo
e Pedro. Nada mais justo, pensei, do que lançá-lo também aqui.
Com o apoio da diretora do Núcleo de Educação Infantil (NEI), Laine
Battisti, e da pedagoga da escola, professora Janaína, foram realizadas 6
sessões de contação para aproximadamente 300 crianças. O interesse e a atenção
de todos (público infantil, professores e mães), a participação, discussões e
convites futuros (para trazer o Santiago junto, pois todos perguntaram quem era
o autor das ilustrações) me deixaram muito feliz e emocionado, ainda mais para
um contador de histórias infantis principiante.
Também tenho a agradecer ao professor Paulo Ledur, ao Max, ao
Rudimar, ao Paulo Ávila e à Nathália, da AGE, que investe com força na
literatura infantil; à Marilisia e ao Egídio, da Evangraf; e às professoras e
amigas Maria Teresa Amodeo, do curso de Letras da PUCRS, e Susana Gib Azevedo,
da Famecos/PUCRS, que supervisionaram o conteúdo da obra. Sem falar do
Santiago, colega e amigo que se envolveu com o projeto, deixando-o muito, mas
muito melhor do que o original. Obrigado a todos!
Luciano Klöckner
INFORMES RELEVANTES
A luta pela Hora Atividade do magistério:
contra
qualquer retirada de direitos
A luta por melhores condições de
trabalho e reconhecimento da carreira do magistério passa pela Hora Atividade,
uma conquista consolidada a partir de muita mobilização e que continua sendo
pauta permanente de nossas reivindicações.
Antes da Hora Atividade os profissionais
do magistério, além de trabalhar o dia inteiro em sala de aula, tinham que
abrir mão dos finais de semana e do horário de descanso noturno para fazerem
seus planejamentos, corrigir e elaborar avaliações, registrar o cotidiano
escolar, dentre tantas outras tarefas que a profissão demanda e que não acabam
quando sua jornada diária nas unidades foi cumprida.
Com a implementação da Hora Atividade, conquistou-se o espaço
dentro da jornada de trabalho para que estes profissionais possam organizar as
tarefas pedagógicas, além de ter garantido o tempo para formação e qualificação
do seu trabalho.
Conquista
em nível federal
Com
a aprovação da Lei Federal 11.738/2008, que estabeleceu o Piso Salarial
Profissional Nacional para os profissionais do magistério publico da Educação
Básica, a qual prevê que 1/3 da carga horária dos professores deve ser
destinada para desenvolver atividades de planejamento, pesquisas e outros, fora
do espaço da sala de aula; tivemos um elemento importante para impulsionar
nossa cobrança junto ao Executivo para o atendimento desta reivindicação
histórica.
A luta em Florianópolis
Em
2012, conquistamos a Lei Complementar n° 427, que regulamenta a Hora Atividade
em tempo no percentual de 33% para os trabalhadores do magistério da Educação
Infantil, anos iniciais e professores auxiliares, garantindo também a
incorporação ao vencimento da gratificação da Hora Atividade em dinheiro para
todos os profissionais do magistério. A implementação desta Lei iniciou em 2013
e sua conclusão está sendo realizada neste ano.
Em
vias de concluir a ultima etapa do processo de implementação da Hora Atividade
em tempo e contando com a experiência destes dois anos do processo, temos
acordado para 2015 a garantia de 13h20min em Hora Atividade.
No
entanto, a Secretaria de Educação vem impondo um modelo de organização deste
tempo que tira a autonomia das unidades educativas de se organizarem de forma
que contemplem a realidade e a proposta pedagógica desenvolvida.
A
falta de estrutura nas unidades para os professores realizarem seus
planejamentos é apenas um dos exemplos que demostra a dificuldade de colocar em
prática a proposta que vem sendo imposta.
Por
tudo isso e por um direito conquistado do qual não abriremos mão, convidamos
toda a comunidade escolar a estar junto nessa luta que é uma luta pela
qualidade da educação, pública, gratuita e para todos.
(RETIRADO
DO INFORMATIVO DO SINTRASEM)
ESPAÇO DA NUTRIÇÃO
Olá querido leitor,
Gostaríamos de
comunicá-los que durante o ano de 2015, o NEI ARMAÇÃO irá contar com
estagiárias de nutrição provenientes da Universidade Federal de Santa Catarina
(UFSC). A cada 2 meses teremos a presença de diferentes estagiárias, as quais
estarão realizando atividades sobre alimentação e nutrição e também disponíveis
em horários expostos na secretaria do NEI, para responder e esclarecer duvidas
sobre alimentação e nutrição, dos pais e professores.
Durante o período de
09/03/2015 até 08/05/2015 às estagiárias presentes no NEI ARMAÇÃO são Ariana
Luiza de Andrade Castellani e ThaysTrentini.
Para mais informações
consultar a secretaria do NEI ARMAÇÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário