EDITORIAL –
Meu nome é Márcia
Maria da Silva Knoblauch, sou supervisora escolar da unidade. Iniciei meus trabalhos
nesta instituição dia dez de fevereiro de 2014. O supervisor é o articulador da
ação educativa, coordenando e/ou participando de todos os momentos de discussão
coletiva realizados na instituição, buscando garantir assim uma educação de
qualidade às nossas crianças.
Desta forma, através do informativo queremos
oferecer às famílias visibilidade do movimento realizado no N.E.I. Armação, e
ainda oportunizar o estreitamento das relações entre família e comunidade educativa.
Nesta edição o informativo vem divulgando e detalhando alguns dos trabalhos
desenvolvidos no mês de maio.
Márcia
Maria da Silva Knoblauch.
Nossa matéria de
destaque.
O Auge da festa foi a apresentação coreografada
da música oficial da Copa de 2010 “Waving'flag” pelo Grupo 5/6 - vespertino com
a professora de educação física Lenissa Coutinho, trazendo as famílias que
estavam presente aquele sorriso e um olhar
todo especial.
Veja mais na página
central
1-CONHEÇA ALGUNS DE NOSSOS PROJETOS E SEUS RESPECTIVOS EDUCADORES:
Projeto “Chorinho, Colinho e Aconchego” Grupo
2 – MATUTINO.
Neste início do trabalho educativo a proposta é
proporcionar os cuidados necessários ao bem estar e segurança das crianças e ao
mesmo tempo, o reconhecimento da unidade escolar.
As
atividades desenvolvidas em sala buscam estabelecer um ambiente prazeroso para
os pequenos, trabalhando as cantigas de roda, contação de estórias, caixa
surpresa e a brincadeira da chamadinha. Estas sempre buscando a estimulação da
linguagem oral, corporal e sonora. Desta forma a turma do ”Brinca comigo” vai
estabelecendo seus vínculos afetivos e ampliando suas potencialidades.
Professoras:Karina Santo e Albertina de Souza
Vellozo.
“Um Pouco da História- G 2”
Agora
minha gente
Uma
nova história vai começar,
Com
as professoras Karina, Albertina, Suelem, Márcia e as crianças do Grupo II que
tem muito a contar...
Não
se preocupem, que capítulos não vão
faltar.
Neste
Grupo há interação e todos vão participar...
Da
chegada a saída ninguém de fora vai ficar...
Entre
o lanche e brincadeiras,
Corre-corre
prá lá e prá cá., alegria não faltará.
Na
hora da roda esperam e vão sentar.
Um
momento tão prazeroso, que de fora não posso ficar.
A
história é concorrida, todos querem olhar,
Escutam
atentamente o que vai acontecer, até a história acabar, Depois todos querem
manusear,
Sou
criança, mas também posso contar.
Somos
pequenos sim, Com rotina para cumprir,
O
momento é tão legal, que daqui não quero sair.
Eu
faço muitas coisas, que em casa nem pensar...
Aqui
é um lugar, para o lúdico explorar.
Pulo, brinco, corro, salto, bato, aperto,
abraço e faço carinho,
Tudo
é muito intenso nesse lugar,
Às
vezes, bem diferente do meu lar,
E
cada dia que passa, mais maduro e independente vou ficar.
Somos
muito especiais, e colaboradores não vão faltar.
Para
no G2 entrar...
A
Suelem vem com seus balões
Para
a imaginação e o movimento rolar.
O
pessoal da cozinha, sempre com comida gostosa para nos alimentar.
Este
grupo é tão lindo, todos querem nos apertar,
Não
pense que qualquer um, consegue nos conquistar.
Pois
já temos atitude
de
um jeito ou de outro “sim” “não”
Já
sabemos falar!
Professoras-
Karina
Santos, Albertina de Souza Vellozo, Suelem Pimentel dos Santos e Marcia Nilda Pereira.
Projeto “Chorinho, Colinho e Aconchego” Grupo 2- VESPERTINO.
A
professora Cleusa Sirlei Beck Leal e a professora auxiliar Samantha Lino
Geneves Paulino escolheram o acolhimento
com afetividade como tema primordial para o trabalho pedagógico nos
primeiros contatos dos pequeninos com o NEI.
A professora Cleusa diz que "Para a maioria das crianças é a primeira vez que tem contato com o NEI”.
Elas deixam de conviver somente com os familiares para mergulharem em um mundo
totalmente novo, com rostos diferentes e cheio de novidades. Para muitas crianças
o afastamento da família pode ser sentido como abandono. É ansiedade e choro
pra cá, insegurança e colinho pra lá. “Este início de vida pré-escolar é
difícil tanto para a criança como para os pais.”
Conhecendo
esta realidade o Projeto “Chorinho, Colinho e Aconchego” visa
desenvolver atividades para estabelecer vínculos entre criança/professora,
criança/crianças e professoras/ família.
As professoras buscam no ambiente lúdico através das
cantigas de roda/ nas brincadeiras e no contato afetivo em sorrir,
abraçar, acenar, beijar, o desenvolvimento psicossocial dos pequeninos para que
se sintam seguros e desenvolvam suas potencialidades.
2-PROJETOS COLETIVOS:
Projeto Relação Escola e Comunidade:
*ANIVERSÁRIO
COLETIVO-
O projeto “Aniversário Coletivo” tem como objetivo propiciar às crianças e adultos um momento festivo, onde o aniversário de todos tenha um espaço de comemoração, ampliando as interações entre a comunidade escolar.
O projeto “Aniversário Coletivo” tem como objetivo propiciar às crianças e adultos um momento festivo, onde o aniversário de todos tenha um espaço de comemoração, ampliando as interações entre a comunidade escolar.
O tema da festa do aniversário coletivo referente aos meses de abril e maio
foi o esporte. Este foi explorado de três formas: nas propostas de salas, na
decoração e nas oficinas de golfe, basquete, volei e chute a gol; que serviram
de animação durante o evento.
*Palco
Aberto-
Em resumo nosso objetivo
é ampliar é desenvolver o repertório cultural e estético de nossas crianças e
adultos.
Neste
mês apresentamos a "A Casa Sonolenta" do livro da autora Audrey Wood
da editora Ática. Foi uma encenação da estória do livro e a apresentação ocorreu
nos dois períodos.
Projeto Cinema na Escola.
Segundo
a professora Renata Vieira, o projeto tem como objetivo propiciar às crianças e
adultos filmes de cunho educativo com intuito de ampliar o repertório cultural,
como também aproximar as famílias a realidade vivenciada pelas crianças na
unidade educativa.
Ela
ainda argumenta que "Ninguém irá
querer ficar de fora desse espaço cultural porque buscaremos filmes
inesquecíveis que colaborarão na reflexão dos nossos valores culturais e
sociais”.
No
mês de maio exibimos:
Calliu: O filme retrata o cotidiano
de crianças de quatro anos. Entre o tema abordado estão a família, o
comportamento social, o fato de estar sozinho, fazer amigos, emoções- como a
ansiedade, medo, empatia, tristeza, alegria e a estações do ano.
Indicado
para: G 2, G 3 e G 4.
As aventuras de Azur e Asmar: É a
estória de dois meninos de origens étnicas diferentes (inglesa e africana)
criados como irmãos. Um filho de nobres e outro filho de ama de leite Quando
adultos viram rivais.
Indicado
para: G 5 e G 6.
Professora Suelem Pimentel dos Santos vestida de palhacinha foi a animadora do evento- Esta se dirigia até as salas encaminhando
as crianças ao cinema
recolhendo os ingressos.
3-CRIANÇA DIZ CADA COISA
Num dia chuvoso as crianças
estavam muito agitadas, pois neste dia não houve parque e nem Educação Física.
Propomos e executamos variadas atividades.
No
final do dia estava exausta!Pequei minha bolsa e me despedi das crianças.
Julia
me observou de bolsa e perguntou:
-Vai
trabalhar prô?
Professora Márcia Regina Tamanini.
4- ESPAÇO SALA MULTIMEIOS
A
Sala Multimeios
A Sala
Multimeios é um espaço organizado e localizado na Escola Polo, onde é realizado
o Atendimento Educacional Especializado (AEE), dos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e
altas habilidades/superdotação, visando
facilitar a inclusão desses no ensino regular, no contra turno. Quando as
crianças frequentam o período integral, o AEE pode ser oferecido na própria
Unidade Educativa. Nos casos em que as crianças ou estudantes não frequentam o
AEE, acontece o acompanhamento e assessoramento pelas Professoras da Sala Multimeios.
Regina Maria Fiorillo e Sulísia Westphal Román
5-ESPAÇO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Educação Física –Turma da Fazenda- G4 integral.
No mês de
maio as crianças da Turma da Fazenda tiveram como tema principal a alimentação saudável,
e a educação física não poderia ficar de fora deste tema tão essencial.
Para incentivar e estimular ainda mais o
consumo de verduras, no decorrer da nossa rotina apareceram alguns personagens como
“Frankenstein” que adorava comer alface e o “ Draculino” que adorava comer tomates. Além de atividades como boliche,
lançar bolinhas, saltar sobre os personagens e corrida. Para encerrar, cada
semana foi realizado um caça ao tesouro onde o tesouro foi respectivamente
alface e tomate. As crianças puderam
degustar tudo numa espécie de
piquenique, onde cada criança levou para casa um garfinho temático.
A ideia é dar continuidade no
mês de junho com novos personagens.
Professora:
Lenissa Coutinho
6-INFORMES
RELEVANTES:
ASSOCIAÇÃO
DE PAIS E PROFESSORES-
Prestação
de conta- Maio/2014.
Restante de abril-------------R$ 541,14
Arrecadação/maio-----------R$ 448,50
Gastos/maio------------------R$ 287,38
Saldo /maio----------- -------R$ 703,26
Mais detalhes e as
prestações de contas dos meses anteriores estão do mural da APP – na secretaria
da unidade.
CONSELHO
ESCOLAR.
Participe da assembleia
para escolha do seu
representante.
Fique atento! Será em breve!
10-Reorganização/parque
12- Cinema na Escola-integral.
13-Reorganização/parque –
16- Palco Aberto- vesp. -“Seu
Baratão” . Adaptação- Dona Baratinha
17- Cinema na
Escola-integral
18-Reorganização/parque-
19 – Feriado Nacional. Corpus Christi.
20 – Atividade Suspensa conforme
Decreto.
23 - Cinema na Escola– integral
25 - Cinema na Escola- Vesp.
26
- Palco Aberto- Mat- Música
do Rato- dublagem
27 - Aniversário Coletivo
Alegria em poder fazer parte deste trabalho!
ResponderExcluir