EDITORIAL
No dia 27/08/2014, ás 9 h, participei
de uma reunião referente ao PSE (Programa Saúde do Escolar). Neste momento obtive alguns esclarecimentos
que venho repassar-lhes.
O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e
articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da
qualidade de vida da população brasileira. É um programa federal. A reunião foi
coordenada por representantes da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria
da Saúde.
Dentre várias ações do programa, destaca-se:
* Avaliação antropométrica (medir e pesar);
* Teste do olhinho;
* Saúde bucal;
*
Situação vacinal;
Assim, em
parceria com o posto de saúde, faremos os encaminhamentos necessários que
otimizem o atendimento de nossas crianças neste programa.
No dia
18/09/2014 haverá uma reunião do distrito sul que contará com a presença de
Silvana Valéria Nazário, articuladora representante do NEI ARMAÇÃO, que levará
algumas demandas a serem encaminhadas.
Diretora -
Gracelaine Battisti.
DESTAQUES
*PROJETO PALCO ABERTO
COM “O RATO”
*PROJETO
ANIVERSÁRIO COLETIVO DE JUNHO/ JULHO
*PROJETO FIM DE TARDE
PROJETO "CANTANDO COM OS ANIMAIS".
PROFESSORA REGENTE:
NATÁLIA ELZA SILVA
PROFESSORAS
: ROSIANE FLOR PIRES SOARES E SUELEM PIMENTEL DOS SANTOS. G- 3 E
4/INTEGRAL.
Segundo conversa com a
professora Natalia Elza Silva o projeto “CANTANDO COM OS ANIMAIS”, surgiu
durante o período que chamamos de inserção, ou seja, daquele primeiro momento
onde prioriza-se o vinculo da criança com a unidade educativa.
Neste período foi observado o grande interesse das
crianças por animais e música. Partindo dai , a professora planejou o projeto
embasando-se nos Núcleos de Ações Pedagógicas (NAP’s), em suas diversas
linguagens: gestual, oral, corporal, musical, artística e sonora, articulando
curiosidade, conhecimento e o lúdico.
O trabalho está sendo desenvolvido através de conversas,
contação de histórias, confecção artística, musicalidade e de construções de
pequenos textos coletivos. Ainda destacamos o conhecimento lógico e
visualização de filmes educativos.
Assim, o dia a dia do grupo passou a ser repleto
de descobertas e novidades. Animais,
músicas e histórias fazem parte do mundo lúdico das crianças. Nesse contexto
elas criam e recriam suas brincadeiras, entrando no mundo imaginário.
Brincando, dançando, cantando, fantasiando e imaginando as crianças estão
conhecendo os animais no seu cotidiano e suas características, além do meio
ambiente.
Segundo a professora: “Todo esse processo é
realizado de forma tranquila e
geralmente de um em um, pois assim as crianças realizam suas atividades de
forma expressiva.”
Em
sala observaram, tocaram e viram a borboleta voar. Foram em uma árvore do
parque para soltá-la e analisaram como
vive na natureza, buscando o entendimento que se deve cuidar das borboletas e,
consequentemente, do meio ambiente.
Já exploramos alguns animais e ainda vamos explorar muitos outros.
Podemos ressaltar que o planejamento do projeto "CANTANDO COM OS ANIMAIS" e seu registro diário(desenvolvimento- ação/reflexão) revelou-se ser permeado por pressupostos educacionais, com objetividade e sequencia didática, flexibilidade, conteúdos e propostas significativas, constituindo-se como uma ferramenta efetiva no estimulo, aquisição e consolidação do saber das crianças.
PROFESSORA
REGENTE:REBEKA LIBERMAN
PROFESSORAS:
ANGELICA DILZA PINHEIRO SILVEIRA E VANESA MARCELLO VENÂNCIO.
G- 4 “A”/ INTEGRAL- TURMA DA ALEGRIA
O
projeto “Identidade e mundo” teve
início com o reconhecimento das crianças como seres sociais, portadores de
direitos e deveres e está sendo ampliado para o conhecimento do espaço que as
cerca. No início do ano conversamos com a turma sobre a origem de seus nomes, o
lugar, e as pessoas com quem moram.
Em seguida abordamos a importância do
nosso corpo e os bons hábitos alimentares. Fizemos algumas atividades
relacionadas a esta questão e para tornar estes momentos mais significativos,
construímos uma linda horta. Já plantamos, colhemos e comemos alface e
brócolis.
A turma se divertiu muito durante todo este processo, que
agora ganhou um mascote e um diário da horta que toda semana vai para a casa de
alguma criança e volta com o registro feito pela família, contando como foi
este momento em que o espantalho “Chico Alegre” ficou na casa da criança.
Agora estamos em uma nova
fase da plantação, em que plantamos cenoura, beterraba, salsinha, cebolinha,
alface, chá de hortelã e de erva-cidreira. As crianças estão aprendendo como
cuidar da horta e ampliando seus conceitos a respeito do ciclo da chuva e das
estações do ano, enquanto brincam e se divertem. Estamos aguardando ansiosos
nossa próxima colheita!!
ENTREGA DOS RELATÓRIOS
DE VIVENCIAS
JUNTO AS
FAMÍLIAS.
Nos meses de julho e agosto vivemos um momento muito
especial para a comunidade educativa e não poderíamos deixar de destacá-lo em nosso
informativo.
Sobre a Avaliação: Segundo consta em
nosso Projeto Político Pedagógico com base na
LDB,“Na Educação Infantil, a avaliação far-se-á mediante acompanhamento
do desenvolvimento da criança, sem julgamento de aprovação mesmo para o acesso ao
Ensino Fundamental.
De
acordo com o parecer sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Infantil “A avaliação é instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na
busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças.”
O
documento das Orientações Curriculares (2011) da SME diz que: “Ao compreender a
avaliação como parte de um processo mais amplo de organização da prática
pedagógica, se reconhece que todos os momentos da ação pedagógica estão
articulados, pois é impossível planejar e avaliar, sem observar e registrar”.
Tendo
claro esses pressupostos, o Núcleo de Educação Infantil da Armação buscará
desenvolver de acordo com a Portaria nº 12/2013 da SME, relatórios de vivencias
semestrais. Esses relatórios não possuem caráter seletivo, comparativo e/ou de
terminalidade. Ao contrário, se trata de contar a história de uma criança em
certo período de tempo e espaço e obviamente esse contar é “recortado”, não é o
todo, mas ainda assim, é legítimo.
Através
de algumas imagens queremos registrar a dedicação, competência e
compromisso dos educadores na preparação da entrega dos relatórios de
vivências das crianças aos pais e/ou responsáveis.
PROJETO HORTA NO NEI:
Professoras auxiliares de
ensino em ação!As professoras auxiliares exercem papel fundamental na ausência dos professores de sala, principalmente no dia da hora atividade, que acontece 1 vez por semana. Na perspectiva de melhorar a qualidade no atendimento, as professoras Ana Carolina Campos Martins, Débora Clara Ferreira e Suzamar Antunes organizaram-se através de um projeto, para que nos momentos de substituição do professor executassem junto às crianças um trabalho pedagógico continuo, coeso, oportunizando interações de diferentes grupos do NEI Armação à educação ambiental, seguindo as orientações: "A instituição de ensino deve abordar os princípios da educação ambiental de forma sistemática e transversal em todos os níveis de ensino".
Segundo as professoras, o projeto
tem como principais objetivos:
- Perceber a horta como um espaço vivo, onde todos os organismos juntos formam uma cadeia, proporcionando uma produção sustentável e fonte de alimentação saudável.
- Perceber a horta como um espaço vivo, onde todos os organismos juntos formam uma cadeia, proporcionando uma produção sustentável e fonte de alimentação saudável.
- Conhecer
formas de reutilização do lixo, técnicas de plantio de vegetais e o processo de
produção e consumo dos alimentos.
- Criar
interações entre grupos de diferentes idades, incentivando o respeito pelo
outro e o diálogo.
As atividades começaram no mês de abril deste ano envolvendo diversos grupos do NEI Armação. Na horta as crianças prepararam os canteiros, fizeram o plantio das mudas, as regas, os tratos culturais, limpeza dos canteiros, cuidaram do solo e do desenvolvimento das plantas. E ainda participam do processo da compostagem levando as cascas de frutas, legumes e folhas de vegetais. Em sala fizeram as pesquisas necessárias para o aprofundamento do conhecimento e a parte mais saborosa "a culinária".
As atividades começaram no mês de abril deste ano envolvendo diversos grupos do NEI Armação. Na horta as crianças prepararam os canteiros, fizeram o plantio das mudas, as regas, os tratos culturais, limpeza dos canteiros, cuidaram do solo e do desenvolvimento das plantas. E ainda participam do processo da compostagem levando as cascas de frutas, legumes e folhas de vegetais. Em sala fizeram as pesquisas necessárias para o aprofundamento do conhecimento e a parte mais saborosa "a culinária".
Como
parte do processo pedagógico, as crianças são sensibilizados sobre a
importância em manter o ambiente da escola limpo e organizado evitando a decomposição
de lixo e outros objetos pelas dependências da escola. São discutidas ações
humanas conscientes de uso do meio ambiente, sempre incentivando as crianças a
usarem esses conhecimentos e práticas nas suas casas e no meio onde vivem.
O projeto ainda propõe atividades de
jardinagem e paisagismo nas dependências da unidade através de conservação e
plantio dos canteiros de flores e manutenção dos arbustos já
existentes.
E finalmente, desenvolver um
portfólio (livro de registro) com as crianças no primeiro e no segundo
semestre, porém através das observações e registros os encaminhamentos poderão
ser modificados mediante necessidade e interesse apresentado pelas crianças
avaliando assim o processo.
Salientamos a evidente importância desde projeto para a
unidade educativa por sua abrangência. Com sua implantação e continuidade fica
explicito que a maioria das crianças poderão ter acesso á educação ambiental
independente do dia a dia de sala.
Assim
entendemos como um PROJETO COLETIVO.
DESTAQUES
Projeto PALCO ABERTO
em "O RATO".
A apresentação aconteceu no dia
03/07/2014 pela manhã. Foi uma encenação da música “O Rato” do grupo Palavra
Cantada.
É
a história de um Ratinho que quer se casar. Ele pede a Lua, a nuvem, a brisa e
a parede, mais só recebe não. Depois de quatro tentativas em vão ainda está
firme e forte querendo casar. Até que chega a Ratinha e os dois se casam.
Este ratinho é
muito diferente porque não desiste facilmente das coisas que quer.
Elenco e organizadores:
Laís Brond
Bacci, Diana Corrêa de Sá, Maria Aparecida da Silva, Albertina de Souza
Velloso. Ariane A. os Santos, Natalia Elza Silva, Claudete Benta Oda, Janaína
da Silveira e Rebeka Libewrman
Encerramos
o semestre com o aniversário coletivo de junho e julho repleto de variados eventos.
“A contação
de histórias da professora Claudete, as palhaçadas de” XUXU E BELEZA" com o grupo Saltimbancos, a
DANÇA DA "SANFONA CHORADEIRA"com a professora Lenissa Coutinho e a Turma do Tubarão e o Boi
de Mamão com o professor Fernando Marcelo da Silva com a Turma Arco-íris. Estes
levaram a plateia a muita alegria e emoção.
Organizadores: NATALIA ELZA SILVA, ROSIANE FLOR
PIRES SOARES E SUELEM PIMENTEL DOS SANTOS- G- 3 e 4/integral.
RENATA VIEIRA HOHN, LAIS BROD BACCI, HELOIZA
CORREIA SALVADOR- G 3/integral- TURMA DAS BORBOLETAS.Colaboradores- Todos profissionais da Unidade.
PROJETO “FIM DE TARDE”
com Auxiliar
Fernando Marcelo da Silva.
Fernando
relata que "Fim de tarde" refere-se ao espaço de tempo da saída do
professor de sala até a despedida das crianças da unidade educativa (das 17h às
19h).
Nesse
espaço de tempo busca-se propor
prioritariamente momentos lúdicos, artísticos e de relaxamento as crianças.
Dentro
desta perspectiva surge a brincadeira do Boi de Mamão.
O
trabalho pedagógico do Boi de Mamão tem como objetos, além do resgate do folguedo, o fortalecimento da identidade
grupal, o desenvolvimento do senso
crítico, as artes plásticas, a expressão corporal, a expressão oral, como
também a musicalidade.
O
professor afirma que este trabalho estimulou a identidade coletiva de forma significativa,
onde um dependia do outro formando um elo na construção do todo. Quando da
finalização, só se via em cada olhar alegria e satisfação do trabalho bem
sucedido.
O auge
desde trabalho aconteceu no aniversário coletivo do mês de julho. Foi a
primeira apresentação do grupo e provavelmente não será a ultima porque o
sucesso foi imenso!
Assim, é notório que o espaço de tempo da saída do professor de sala até a
despedida das crianças da unidade educativa (das 17h às 19h) pode ser um colorido
e belo FIM DE TARDE.
QUE VENHAM OUTROS!
ESPAÇO
EDUCAÇÃO FISICASegundo nosso Projeto Político Pedagógico.
EDUCAÇÃO
FISICA na educação infantil é pensar
em espaços de interaçôes, de encontros, de parcerias. É estabelecer mediações que ampliem o repertório cultural
das crianças, nas quais o “conhecimento cognitivo” é um dos elementos que
perpassam as interações e não, sua razão última.
A
ampliação dos conhecimentos das crianças em inúmeras dimensões como a ética, a
estética, a corporal, a mimética, a sensível, a oral, a escrita, a artística, a
rítmica, dentre outras, apresenta como eixo principal do trabalho A BRINCADEIRA
e, deve estar presente em todos os momentos e espaços. É muitíssimo importante
o equilíbrio entre as conduções das propostas vividas. Isto poderá garantir a
ampliação de repertório dos pequenos (com as experiências e vivências dos
adultos) e os espaços onde as crianças construirão suas brincadeiras,
despertando a autonomia e a criatividade.
Os benefícios de seu filho em conviver com uma
criança especial-
Com a palavra Dr. Allessio Fiore Sandri Junior- Pediatra
crm 24606.
Primeiramente vamos entender quem são essas crianças
especiais ou crianças com necessidades especiais. São aquelas que, por alguma
diferença no seu desenvolvimento, requerem certas modificações ou adaptações no
programa educacional, visando torná-las autônomas, capazes e mais
independentes, para que possam atingir todo seu potencial. Podem elas ser de
condições visuais, auditivas, intelectuais (mentais), físicas e ter duas ou
mais dessas deficiências, como visual e intelectual ao mesmo tempo.
Naturalmente existem dúvidas dos pais:
Naturalmente existem dúvidas dos pais:
Será positiva a convivência entre crianças com
diferenças? É benéfico?
A proposta educacional é oferecer educação de qualidade para todos, sem discriminação. Dessa forma, alunos especiais frequentariam as mesmas escolas das demais crianças. O que está na base desse movimento mundial, responsável por uma grande transformação, é a valorização da diversidade (ser diferente). Assim sendo, é garantida a cada criança a oportunidade de desenvolver ao máximo o seu potencial, num ambiente enriquecedor e estimulante.
A proposta educacional é oferecer educação de qualidade para todos, sem discriminação. Dessa forma, alunos especiais frequentariam as mesmas escolas das demais crianças. O que está na base desse movimento mundial, responsável por uma grande transformação, é a valorização da diversidade (ser diferente). Assim sendo, é garantida a cada criança a oportunidade de desenvolver ao máximo o seu potencial, num ambiente enriquecedor e estimulante.
Nas
escolas que recebem crianças especiais, é percebido que o ambiente se modifica
para melhor. A convivência entre crianças com deficiência desenvolve
significativamente a tolerância e a solidariedade. Ocorre uma melhora na
qualidade dos relacionamentos. Há, inclusive, relatos que mostram que a
agressividade e a violência diminuem bastante. As crianças especiais,
estimuladas pelos outros, alcançam progressos muito superiores aos que teriam
em escolas especializadas, onde estariam “protegidas” desse contato e,
portanto, segregadas.
Os
educadores, diante de uma turma ainda mais heterogênea, passam a considerar e
valorizar as diferenças e particularidades de cada criança, vendo cada um como
um ser individual, com suas próprias características e dificuldades, deixando
de tratar a turma como um todo e sim na individualidade, pois, todo ser é único
e diferente um dos outros.
Os
pais também aprendem, pois, todos terão contato e se interessarão por questões
que antes não os afetavam, pois, não faziam parte de seu universo.
PROJETO
CINEMA NA ESCOLA
25 , 26 e 27/08/2014
“Fábulas
Malucas".
A FADINHA DAS FRUTAS
representada pela educadora Heloiza
C. Salvador, fez
o maior sucesso junto as crianças. Além da divulgação os surpreendeu dando-lhes
morango no dia da exibição.
O filme é uma sequência de histórias
clássicas da literatura infantil como Rapunzel, Os Três Porquinhos entre outros. Entretanto neste filme os
personagens são frutas, verduras e leguminosas.
Segundo Márcia Mariano as crianças
ficaram hipnotizadas pelo filme, pois as histórias apresentavam-se de forma engraçada e bem humorada.
OBS: Não foi exibido o filme "os vegetais" por
problemas técnicos. Tentaremos trazê-lo posteriormente.
No dia 15/08 às 14h45min a Bruxa Zica veio nos
contar uma lenda de franklin Cascaes um
pouco diferente do que estamos acostumados a ouvir. Nesta as bruxas e seus amigos
não faziam o mal, foram vitimas dele e viraram pedras. Estão até hoje praia de
Itaguaçu.
Ela também trouxe outras novidades-
Geralmente as bruxas são retratadas no imaginário popular como uma mulher
velha, nariguda dotada de uma gargalhada terrível e prática de magia negra. Bruxa Zica é nova, charmosa, atrevida e faz o
bem.
Qual seria a intenção da historiadora
Ângela Augusta da Gama com tantas novidades?
Queria ela relacionar as bruxas com as mulheres atrevidas e portadoras
de muito conhecimento, principalmente na área da medicina da idade média acusadas
de heresia e por isso foram torturadas e queimadas na época da inquisição? Será
que queria desmistificar alguma coisa? Será
que a bruxa tem semelhança com a nossa conhecida benzedeira?
Assim com tantas interrogações, de uma
coisa podemos ter certeza: As novidades da Bruxa Zica abrem espaço para reflexões.
Você sabia: Que um dos métodos usados pelos inquisitores na
idade média para identificar uma bruxa nos
julgamentos do Santo Ofício consistia na comparação do peso da ré com o peso de uma Biblía gigante. Aquelas que fossem mais
leves eram consideradas bruxas, pois se dizia que as bruxas adquiriam uma
leveza sobrenatral. Isto não é lenda,aconteceu
mesmo!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bruxa-
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-foi-a-inquisicao
PRIORIZANDO A SEGURANÇA!
Com o intuito de
melhorar a segurança das crianças, foram realizadas duas ações:
·
Alteração do sistema do portão
eletrônico para eletroímã, com dispositivo interno(BOTÃO VERDE) dando autonomia
as famílias na saída;
· Sinalização
de estacionamento em frente ao NEI, diante da necessidade de priorizar este
espaço para carga e descarga de materiais e alimentos, bem como vans de
transporte escolar.
Gostaríamos de
agradecer a colaboração de todos!
Um dos destaques foi a conversa com o professor Alexandre Vaz - Mestre em Educação pela
Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Ciências Humanas e Sociais
com o objetivo de fomentar as discussões acerca do Público e Privado. Entre os assuntos abordamos
as datas comemorativas, relações entre as famílias e profissionais.
Foi um momento de muita
reflexão!
PROFESSOR
NOTA DEZ
Este ano nossa unidade
participa do Prêmio Professor nota 10. O prêmio é uma forma de reconhecer o
trabalho dos professores que se empenham na melhoria da qualidade da educação,
seja na realização de experiências educativas, inovadoras e transformadoras, seja
na atuação do atendimento as crianças, ou na representação dos valores da
Prefeitura , como respeito aos servidores, comportamento ético e capacidade
profissional. Foram aceitos trabalhos nas modalidades individual e coletiva.As
professoras Claudete e Lenissa concorrem ao prêmio com os projetos "Conhecer...
experimentar...registrar um ato de aprender" e "A pratica da Educação Física Mediante
os Desafios da Educação Infantil"
respectivamente.
Vamos torcer por essas educadoras que, a cada dia,
dedicam-se a educação de nossas crianças.
Já aqui deixamos nosso parabéns!
Setembro/2014
09-Reorganização do parque vespertino
11- Palco Aberto- vespertino
16-Reorganização do parque-matutino
19-Reorganização do parque-matutino
22-Cinema na Escola matutino
23-Cinema na Escola- vespertino
24 Aniversário Coletivo
25-Cinema na Escola –integral
26-Reunião pedagógica
27- Festa Cultural
30- Palco Aberto-matutino
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