quinta-feira, 23 de outubro de 2014

INFORMATIVO-05 Setembro/2014


EDITORIAL
O informativo do NEI Armação chega em sua 5ª edição trazendo muitas informações que acreditamos serem importantes, dando visibilidade a diversas ações que estão sendo desenvolvidas pelos competentes profissionais que compõem esta equipe.

Aqui você tem a possibilidade de entrar no mundo da imaginação através dos projetos apresentados, seja com os piratas ou fazendeiros, golfinhos ou cartas entre Marias.

Além destas questões destaca-se o calendário, momentos de discussão e aprendizagem e informes.

Vale destacar que neste mês de Outubro faremos uma EDIÇÃO ESPECIAL com enfoque na FESTA CULTURAL DO NEI ARMAÇÃO! Aguardem.
Desejo a todos uma boa  leitura!                 
  Laine Battisti

ALGUNS DOS PROJETOS E SEUS RESPECTIVOS EDUCADORES:

Projeto “Desbravando o Fundo do Mar”

Professora: Lidiane da Silva.
Professor Auxiliar de Educação Especial: Ariane.
Auxiliares: Débora e Delma.
TURMA DOS PIRATAS/Grupo 5



Este projeto está sendo desenvolvido no segundo semestre de 2014 e surgiu em virtude da Turma dos Piratas já terem vivenciado uma proposta relacionada ao tema. Propomos sua continuidade agora enfatizando o fundo do mar.
Por morarmos em região litorânea muitas crianças tem contato ou ainda passam férias em praias. Falam do que viram, trazem fotos, conchinhas, mas também muitas perguntas. “A concha estava sem bichinhos dentro, o que aconteceu com ela? Ninguém viu um tubarão, onde ele estava? Por que o siri belisca o pé? Por que a água-viva queima, como ela faz isso?”
O projeto "Desbravando o Fundo do Mar" tem como objetivo favorecer estas descobertas, explorando a linguagem oral e escrita, a matemática e as expressões artísticas. Trabalharemos com diferentes tipos de materiais como: filmes, livros, enciclopédias, reportagens, textos informativos, espécies naturais e outras fontes de pesquisa.
 Pretende-se que as crianças ampliem seu universo a respeito deste assunto, entendendo como vivem as diferentes espécies, suas características e necessidades além dos cuidados necessários com a preservação ambiental.
        Buscaremos momentos que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito ao tema trabalhado, além do contato com pequenos animais do fundo do mar.
        Na prática o projeto iniciou quando recebemos uma correspondência muito especial. Era uma carta de um pirata. Nela ele nos contava como era a vida no mar e de suas aventuras vividas. Também nos relatou sobre as dificuldades enfrentadas por todos que dependem do mar para viver. Segundo ele, muitas pessoas que não se preocupam com a vida marinha estão jogando lixo no nosso querido oceano, trazendo prejuízo e até acidentes para não dizer coisa pior. Nos falou também sobre a garrafa pet,  lembrando de que  podemos  reaproveita- la para muitas coisas mesmo depois de utilizada



Finalmente o pirata nos sugeriu fazermos o mesmo com nossas garrafas, erguendo a BANDEIRA PELA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL.
A partir daí fizemos campanha Ambiental e de reciclagem junto as nossas famílias. Com as garrafas pets, construímos peixinhos  de variadas cores, além é claro, do estudo de como vivem.
        Já sabemos que o pirata esta enviando uma nova correspondência e parece que esta contém um presente. O que será?

Professora Lidiane da Silva.

PROJETO “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL”
PROFESSORAS MÁRCIA TAMANINI, CAMILA COSTA TEIXEIRA E MARINETE MARIA SODRE PEREIRA. G- 4 “B”/integral- TURMA DA FAZENDA.

Observando as crianças no refeitório no inicio do ano letivo, percebemos que comiam poucas verduras, legumes e frutas. Partindo do princípio de executarmos um trabalho pedagógico que interfira na realidade dos envolvidos elaboramos um projeto que proporcionasse de forma lúdica e prazerosa a descoberta de uma alimentação saudável.

Iniciamos o trabalho pedagógico, com a contação da história da galinha ruiva que falava de uma galinha  que encontrou grãos de trigo e resolveu plantá-los. Fizemos a encenação da história e um bolo. 
Com preparação do bolo as crianças puderam manusear e experimentar os ingredientes, usar toucas e serem mestres cucas.  A massa foi misturada por vinte crianças, com suas pequeninas mãozinhas e uma enorme felicidade de compartilharem esta vivencia. O bolo de chocolate ficou delicioso!

 É na infância que as descobertas e conhecimentos são ampliados.
 A partir daí começamos a pesquisar sobre os alimentos que fazem parte de nosso cardápio. Os alimentos que antes eram servidos prontos agora vinham para sala para serem manuseados, reconhecido seu cheiro, cor, forma, textura, aprendendo o nome correto, como é plantado e preparado. As crianças começaram a comer ou experimentar os alimentos servidos no bufê, antes ignorados.
Para envolver os pais confeccionamos uma "CAIXA SURPRESA", onde toda semana uma criança leva para casa e a traz  com um alimento a ser pesquisado, explorado, preparado e experimentado por toda turma.


Todos os pais estão se envolvendo e já perceberam a mudança nos hábitos alimentares de seus pequeninos


Fizemos na sala a preparação de alguns alimentos como: mousse de maracujá, salada de rabanete, repolho e rúcula e bolo de cenoura.
        Na horta do Nei plantamos rabanete, cenoura e cebolinha verde.
        Em sala temos uma plantação de morangos, onde cada criança é responsável por seu vasinho.
Organizamos e apresentamos no aniversário coletivo a peça “O GRANDE RABANETE”- inspirado do livro O GRANDE RABANETE de Tatiana Belinky 

    
                    Agradecemos a parceria das famílias que é fundamental para o sucesso de nosso projeto.     Assista nosso vídeo "alimentação Saudável" em nosso endereço eletrônico.

Professora MÁRCIA TAMANINI.



PROJETOS COLETIVOS:

   SALA MULTIUSO
            No universo da Educação Infantil, são inúmeras as possibilidades de interação e de acesso a elementos da cultura.
A Sala Multiuso é um espaço diversificado em nossa unidade. Teatro, Contação de Histórias, Oficinas, Biblioteca, Vídeo e a construção de recursos necessários para que isso aconteça e contribua para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças do Nei Armação.
            O projeto conta com a participação de todos os profissionais, que juntos, organizam e promovem as atividades, sempre com ludicidade e proposta pedagógica de acordo com a faixa etária dos grupos.
Nossa funcionária Márcia Mariano, responsável pelo espaço, nos conta que na medida em que necessário procura confeccionar materiais e até mesmo participa diretamente das atividades. Essa participação ocorre através de materiais ou até mesmo através da encenação. A troca de conhecimento, de ideias faz com que esse seja um espaço rico em todos os sentidos. Ter a possibilidade de criar, de reaproveitar materiais alternativos e converter em instrumento pedagógico é algo de grande importância para todos na unidade, pois esse é um dos espaços destinados à aprendizagem e precisa ser organizado, pensado e planejado. O contato constante com as professoras e com os projetos e atividades que as mesmas realizam, possibilita uma importante parceria.


Projeto Relação Escola/ Comunidade-

Reunião com as famílias
  Oportunidade de qualificação do trabalho pedagógico


 Consideramos que a participação da família nos processos de trabalho da educação infantil é muito importante, uma vez que tende a aproximar profissionais e familiares, desmistificando a escola, facilitando a compreensão do sistema organizacional da Instituição e do desenvolvimento do processo educativo. Sem falar na imensa satisfação das crianças  ao receber  sua família nesse espaço que muitas vezes parece ser só seu.
Dessa forma, nossa reunião contou com a presença de cinquenta por cento das famílias e priorizou a integração entre famílias, crianças e profissionais nos espaços do NEI Armação.



Além do momento onde as famílias conheceram as intenções e projetos do grupo, organizamos momentos para que os pais pudessem vivenciar a rotina através da brincadeira livre no parque, lanche no refeitório (o mesmo servido para as crianças normalmente) e atividade com massinha na sala. 

 Com certeza, para nós, profissionais do NEI Armação, foi um momento muito significativo e agradecemos sinceramente a participação das famílias nos processos de trabalho da Unidade.

Turma das Joaninhas, em 23/09/2014.

Professora  DULCINEIA  A. DA SILVA.

       Um breve histórico...Ana Maria e Maria Cristina são colegas de colégio em Florianópolis, Santa Catarina, ao sul do Brasil. Nas férias de fim de ano, o pai de Ana Maria foi fazer uma pesquisa com plantas em uma aldeia no interior da Guiné-Bissau, na África, e levou toda a família: a esposa e seis filhos. De lá, Ana Maria escreveu para Maria Cristina.

Quer saber mais sobre esta literatura? Vale a pena adquirir esta obra!
Uma excelente iniciativa dos educadores em ampliar o repertório cultural das crianças a partir da contação de história e exposição de trabalhos sobre a cultura africana. Esta ação vem reforçar que é necessário trazer informações que estimulem as reflexões referentes a diversidade Etnicoracial, afinal de contas somos diferentes.”  Fala da diretora Laine.  

 Em uma roda de conversa na sala, o professor Fernando Marcelo da Silva trouxe um livro para a turminha ler. Nesse dia a proposta da leitura era contar um pouco sobre a cultura africana a partir do livro: ”CARTAS ENTRE MARIAS”.
   Foi uma leitura de muitas indagações por parte das crianças que questionavam sobre a cor da pele, como eles se vestem, como brincam.
      E em outro momento para complementar a leitura do livro foi feito pelas crianças da Turma ARCO-IRIS uma reprodução do que tinham visto das imagens e da leitura, com argila  onde elas reproduziram e expressaram o cotidiano e a cultura do povo Africano. A exposição tem como objetivo a consciência de respeito às diversidades, aos valores e as expressões culturais das diferentes localidades, que formam a base sócio-histórica sobre as quais as crianças iniciam a construção da personalidade


ESPAÇO EDUCAÇÃO FÍSICA



VIVÊNCIAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA MAIS LÚDICAS-com a palavra professora Lenissa Coutinho.

As vivências da Educação Física com o Grupo Brinca Comigo (G2- vespertino), são planejadas de forma a proporcionar momentos prazerosos e motivadores. 
Semanalmente as intervenções são planejadas seguindo uma temática, são estruturados materiais específicos e personalizados de forma a contemplar o estímulo de diversas habilidades motoras
Normalmente são utilizados como tema alguns animais, até o momento as crianças já brincaram com diversos animais como: aranha, sapo, ratinhos, peixes, polvo,etc. A utilização de temas, além de conseguir um grande envolvimento das crianças, proporciona um ambiente ainda mais lúdico e significativo para as crianças.


ESPAÇO MULTMEIOS
JÁ OUVIU FALAR EM TECNOLOGIA ASSISTIVA?


“ De todas as tecnologias assistivas disponíveis nas instituições educativas brasileiras, a mais importante é o professor. É pelas mãos deste ser pensante que a história de vida de cada sujeito com deficiência incluído no tempo-espaço da escola regular é lida, não pelo viés da fatalidade, da negatividade do defeito, mas sim na visão utópica da possibilidade, essa forma peculiar de olhar o mundo e que nos faz caminhar.” ( SANTAROSA, CONFORTO, SCHNEIDER 2013)



 TECNOLOGIA ASSISTIVA:

É um termo ainda novo utilizado para identificar o conjunto de recursos e serviços para facilitar a autonomia e a qualidade de vida da criança/ adolescente/ pessoa com deficiência: Exemplos: Braille, ledores de tela, programas de computador, celulares com aplicativos específicos, audiolivros,  audiodescrição, as adaptações estruturais, a cadeira de rodas, entre outros.

Sem nos apercebermos utilizamos constantemente ferramentas que foram especialmente desenvolvidas para favorecer e simplificar as atividades do cotidiano, como os talheres, canetas, computadores, controle remoto, automóveis, telefones celulares, relógio, enfim, uma interminável lista de recursos, que já estão assimilados à nossa rotina e, num senso geral, “são instrumentos que facilitam nosso desempenho em funções pretendidas”. Segundo Radabaugh, 1993: “Para as pessoas sem deficiência a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis”.

Regina Maria Fiorillo e Sulísia Westphal Román


ESPAÇO DAS FAMÍLIAS
 Estamos abrindo um espaço para você, Família!

É necessário que o tema seja pertinente ao trabalho desenvolvido nesta unidade.
Esperamos ansiosos por sua contribuição!

 


Projeto Cinema na Escola.



O Projeto Cinema na Escola, referente ao mês de setembro de 2014, tem como o intuito resgatar os valores na educação infantil, dando destaque a PAZ. A proposta do tema surgiu na reunião pedagógica do mês de agosto, a partir da informação  feita pela direção sobre o dia Municipal da PAZ, que será comemorado no dia 09 de outubro de 2014.


Filme: “O Golfinho, a história de um sonhador"
             Este filme retrata a mágica jornada de um golfinho adolescente chamado Daniel, que deixa a segurança de seu bando e se aventura pelo desconhecido em busca de um sonho: descobrir o verdadeiro sentido da vida. Mas essa jornada não será fácil: perigos e desafios surgem ao longo do caminho, e também amigos e inimigos. Daniel terá de ouvir a voz de seu coração para conseguir levar a tarefa até o fim.

Com este filme temos a intenção de resgatar valores como: amizade, respeito, amor, solidariedade, lealdade, tolerância, dialogo e a perseverança entre outros.                       
                         Heloiza Salvador.
PROJETO “ANIVERSÁRIO COLETIVO”

   






No mês de agosto celebramos mais um aniversário coletivo. O evento foi organizado pela TURMA DA FAZENDA e suas professoras MÁRCIA TAMANINI, MARINETE SODRÉ, CAMILA TEIXEIRA E LENISSA COUTINHO e o tema foi ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.  Segue abaixo imagens destes grandes momentos!

O GRANDE RABANETE                                ROCK DAS BACTÉRIAS  (Turma da Fazenda)                                        (Turma dos Piratas)                  











PALCO ABERTO


         Neste mês apresentamos a peça“ SALTIMBANCOS ” Com Fernando Marcelo da Silva, Claudete Benta Oda, Karina Santos, Cleusa Sirlei Becker Leal.

              A peça é uma adaptação do conto dos irmãos Grimm: "Os músicos de Bremen".

            É a estória de quatro animais: um cachorro, um jumento, uma galinha e uma gata que sofrem maus tratos por parte de seus donos e resolveram fugir em  busca da liberdade e da felicidade. Mas como todos sabemos, a vida não é nada  fácil.  Dando desfecho à estória, os animais percebem que unidos ficam mais fortes e assim,   formam um grupo musical. 


REUNIÃO PEDAGÓGICA

Neste mês de setembro a Reunião pedagógica teve como destaque a divulgação dos documentos que se referem a remoção de profissionais, relotação, Calendário para 2015, Portaria da Creche de verão, Hora atividade para o próximo ano além de desdobramentos com relação a portaria de administração de medicamentos, avaliação dos projetos coletivos e entrega de avaliações.

Foi um dia repleto de reflexões que complementam o trabalho do dia a dia.
 
 Conselho de Alimentação Escolar (COMAE).
       No dia 30/09/14 aconteceu no Gabinete do Secretario da Educação Rodolfo Joaquim Pinto da Luz uma reunião na qual a funcionária Giordâne Gabriel Kormer tem representatividade.

O setor acompanha a trajetória dos gêneros alimentícios, desde a aquisição até a distribuição nas unidades educativas. O COMAE avalia ainda a aplicação de recursos vindos do Fundo Nacional de Alimentação Escolar (FNDE).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário