EDITORIAL
O
informativo do NEI Armação chega em sua 5ª edição trazendo muitas informações
que acreditamos serem importantes, dando visibilidade a diversas ações que estão
sendo desenvolvidas pelos competentes profissionais que compõem esta equipe.
Aqui
você tem a possibilidade de entrar no mundo da imaginação através dos projetos
apresentados, seja com os piratas ou fazendeiros, golfinhos ou cartas entre
Marias.
Além
destas questões destaca-se o calendário, momentos de discussão e aprendizagem e
informes.
Vale
destacar que neste mês de Outubro faremos uma EDIÇÃO ESPECIAL com enfoque na
FESTA CULTURAL DO NEI ARMAÇÃO! Aguardem.
Desejo
a todos uma boa leitura!
Laine Battisti
ALGUNS DOS PROJETOS E SEUS
RESPECTIVOS EDUCADORES:
Projeto “Desbravando o
Fundo do Mar”
Professora: Lidiane da
Silva.
Professor Auxiliar de
Educação Especial: Ariane.
Auxiliares: Débora e
Delma.
TURMA DOS PIRATAS/Grupo 5
Este projeto está sendo desenvolvido no segundo semestre de 2014 e surgiu em virtude
da Turma dos Piratas já terem vivenciado uma proposta relacionada ao tema. Propomos
sua continuidade agora enfatizando
o fundo do mar.
Por morarmos em
região litorânea muitas crianças tem contato ou ainda passam férias em praias.
Falam do que viram, trazem fotos, conchinhas, mas também muitas perguntas. “A
concha estava sem bichinhos dentro, o que aconteceu com ela? Ninguém viu um
tubarão, onde ele estava? Por que o siri belisca o pé? Por que a água-viva
queima, como ela faz isso?”
O projeto
"Desbravando o Fundo do Mar" tem
como objetivo favorecer estas descobertas, explorando a linguagem oral e escrita, a matemática e as expressões artísticas. Trabalharemos com diferentes tipos de
materiais como: filmes, livros, enciclopédias, reportagens, textos
informativos, espécies naturais e outras fontes de pesquisa.
Pretende-se que as crianças ampliem seu
universo a respeito deste assunto, entendendo como vivem as diferentes
espécies, suas características e necessidades além dos cuidados necessários com
a preservação ambiental.
Buscaremos momentos que envolvam histórias,
brincadeiras, jogos e canções que digam respeito ao tema trabalhado, além do contato
com pequenos animais do fundo do mar.
Na prática o projeto iniciou
quando recebemos uma correspondência muito especial. Era uma carta de um
pirata. Nela ele nos contava como era a vida no mar e de suas aventuras
vividas. Também nos relatou sobre as dificuldades enfrentadas por todos que
dependem do mar para viver. Segundo ele, muitas pessoas que não se preocupam com
a vida marinha estão jogando lixo no nosso querido oceano, trazendo prejuízo e até
acidentes para não dizer coisa pior. Nos falou também sobre a garrafa pet, lembrando de que podemos reaproveita- la para muitas coisas mesmo
depois de utilizada
Finalmente o pirata
nos sugeriu fazermos o mesmo com nossas garrafas, erguendo a BANDEIRA PELA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL.
A
partir daí fizemos campanha Ambiental e de reciclagem junto as nossas famílias.
Com as garrafas pets, construímos peixinhos
de variadas cores, além é claro, do estudo de como vivem.
Já sabemos que o pirata esta enviando
uma nova correspondência e parece que esta contém um presente. O que será?
Professora Lidiane
da Silva.
PROJETO “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL”
PROFESSORAS
MÁRCIA TAMANINI, CAMILA COSTA TEIXEIRA E MARINETE MARIA SODRE PEREIRA. G- 4
“B”/integral- TURMA DA FAZENDA.
Observando as crianças no refeitório no
inicio do ano letivo, percebemos que comiam poucas verduras, legumes e frutas. Partindo
do princípio de executarmos um trabalho pedagógico que interfira na realidade
dos envolvidos elaboramos um projeto que proporcionasse de forma lúdica e
prazerosa a descoberta de uma alimentação saudável.
Iniciamos o trabalho pedagógico, com a
contação da história da galinha ruiva que falava de uma galinha que encontrou grãos de trigo e resolveu
plantá-los. Fizemos a encenação da história e um bolo.
Com preparação do bolo as crianças
puderam manusear e experimentar os ingredientes, usar toucas e serem mestres
cucas. A massa foi misturada por vinte
crianças, com suas pequeninas mãozinhas e uma enorme felicidade de
compartilharem esta vivencia. O bolo de chocolate ficou delicioso!É na infância que as descobertas e conhecimentos são ampliados.
A partir daí começamos a pesquisar sobre os
alimentos que fazem parte de nosso cardápio. Os alimentos que antes eram
servidos prontos agora vinham para sala para serem manuseados, reconhecido seu
cheiro, cor, forma, textura, aprendendo o nome correto, como é plantado e
preparado. As crianças começaram a comer ou experimentar os alimentos servidos
no bufê, antes ignorados.
Para
envolver os pais confeccionamos uma "CAIXA SURPRESA", onde
toda semana uma criança leva para casa e a traz com um alimento a ser pesquisado, explorado,
preparado e experimentado por toda turma.
Todos os pais estão se
envolvendo e já perceberam a mudança nos hábitos alimentares de seus pequeninos
Fizemos na sala a preparação de alguns alimentos como: mousse
de maracujá, salada de rabanete, repolho e rúcula e bolo de cenoura.
Na horta do Nei
plantamos rabanete, cenoura e cebolinha verde.
Em sala temos
uma plantação de morangos, onde cada criança é responsável por seu vasinho.
Organizamos e apresentamos
no aniversário coletivo a peça “O GRANDE RABANETE”- inspirado do livro O GRANDE RABANETE de Tatiana Belinky
Agradecemos a
parceria das famílias que é fundamental para o sucesso de nosso projeto. Assista nosso vídeo "alimentação
Saudável" em nosso endereço eletrônico.
Professora MÁRCIA
TAMANINI.
PROJETOS
COLETIVOS:
SALA MULTIUSO
No universo da Educação Infantil,
são inúmeras as possibilidades de interação e de acesso a elementos da cultura.
A
Sala Multiuso é um espaço diversificado em nossa unidade. Teatro, Contação de
Histórias, Oficinas, Biblioteca, Vídeo e a construção de recursos necessários
para que isso aconteça e contribua para o desenvolvimento e a aprendizagem das
crianças do Nei Armação.
O projeto conta com a participação
de todos os profissionais, que juntos, organizam e promovem as atividades, sempre
com ludicidade e proposta pedagógica de acordo com a faixa etária dos grupos.
Nossa
funcionária Márcia Mariano,
responsável pelo espaço, nos conta que na medida em que necessário procura
confeccionar materiais e até mesmo participa diretamente das atividades. Essa
participação ocorre através de materiais ou até mesmo através da encenação. A
troca de conhecimento, de ideias faz com que esse seja um espaço rico em todos
os sentidos. Ter a possibilidade de criar, de reaproveitar materiais
alternativos e converter em instrumento pedagógico é algo de grande importância
para todos na unidade, pois esse é um dos espaços destinados à aprendizagem e
precisa ser organizado, pensado e planejado. O contato constante com as
professoras e com os projetos e atividades que as mesmas realizam, possibilita
uma importante parceria.
Projeto Relação Escola/ Comunidade-
Reunião com as famílias
Oportunidade de qualificação do trabalho
pedagógico
Dessa
forma, nossa reunião contou com a presença de cinquenta por cento das famílias
e priorizou a integração entre famílias, crianças e profissionais nos espaços
do NEI Armação.
Além
do momento onde as famílias conheceram as intenções e projetos do grupo, organizamos momentos para que os pais
pudessem vivenciar a rotina através da brincadeira livre no parque, lanche no
refeitório (o mesmo servido para as crianças normalmente) e atividade com
massinha na sala.
Com certeza, para nós, profissionais do NEI Armação, foi um momento muito significativo e agradecemos sinceramente a participação das famílias nos processos de trabalho da Unidade.
Turma das
Joaninhas, em 23/09/2014.
Professora
DULCINEIA
A. DA SILVA.
Um breve
histórico...Ana Maria e Maria Cristina são colegas de colégio em Florianópolis,
Santa Catarina, ao sul do Brasil. Nas férias de fim de ano, o pai de Ana Maria
foi fazer uma pesquisa com plantas em uma aldeia no interior da Guiné-Bissau,
na África, e levou toda a família: a esposa e seis filhos. De lá, Ana Maria
escreveu para Maria Cristina.
Quer saber mais sobre esta literatura? Vale a pena
adquirir esta obra!
“ Uma excelente iniciativa dos educadores em ampliar o repertório
cultural das crianças a partir da contação de história e exposição de trabalhos
sobre a cultura africana. Esta ação vem reforçar que é necessário trazer
informações que estimulem as reflexões referentes a diversidade Etnicoracial,
afinal de contas somos diferentes.” Fala
da diretora Laine.
Foi uma leitura de muitas indagações por parte
das crianças que questionavam
sobre a cor da pele, como eles se vestem, como brincam.
E em outro momento para complementar a leitura do livro foi
feito pelas crianças da Turma ARCO-IRIS uma reprodução do que tinham visto das
imagens e da leitura, com argila onde
elas reproduziram e expressaram o cotidiano e a cultura do povo Africano. A
exposição tem como objetivo a consciência de respeito às diversidades, aos
valores e as expressões culturais das diferentes localidades, que formam a
base sócio-histórica sobre as quais as crianças iniciam a construção da
personalidade
ESPAÇO EDUCAÇÃO FÍSICA
VIVÊNCIAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA MAIS LÚDICAS-com a palavra professora Lenissa Coutinho.
As vivências da Educação Física com o Grupo
Brinca Comigo (G2- vespertino), são planejadas de forma a proporcionar
momentos prazerosos e motivadores.
Semanalmente as intervenções são planejadas
seguindo uma temática, são estruturados materiais específicos e personalizados
de forma a contemplar o estímulo de diversas habilidades motoras
Normalmente são utilizados como tema alguns
animais, até o momento as crianças já brincaram com diversos animais como:
aranha, sapo, ratinhos, peixes, polvo,etc. A utilização de temas, além de
conseguir um grande envolvimento das crianças, proporciona um ambiente ainda
mais lúdico e significativo para as crianças.
ESPAÇO MULTMEIOS
“
De todas as tecnologias assistivas disponíveis nas instituições educativas
brasileiras, a mais importante é o
professor. É pelas mãos deste ser pensante que a história de vida de cada
sujeito com deficiência incluído no tempo-espaço da escola regular é lida, não
pelo viés da fatalidade, da negatividade do defeito, mas sim na visão utópica
da possibilidade, essa forma peculiar de olhar o mundo e que nos faz caminhar.”
( SANTAROSA, CONFORTO, SCHNEIDER 2013)
TECNOLOGIA ASSISTIVA:
É
um termo ainda novo utilizado para identificar o conjunto de recursos e
serviços para facilitar a autonomia e a qualidade de vida da criança/
adolescente/ pessoa com deficiência: Exemplos: Braille, ledores de tela,
programas de computador, celulares com aplicativos específicos, audiolivros, audiodescrição, as adaptações estruturais, a
cadeira de rodas, entre outros.
Sem
nos apercebermos utilizamos constantemente ferramentas que foram especialmente
desenvolvidas para favorecer e simplificar as atividades do cotidiano, como os
talheres, canetas, computadores, controle remoto, automóveis, telefones
celulares, relógio, enfim, uma interminável lista de recursos, que já estão
assimilados à nossa rotina e, num senso geral, “são instrumentos que facilitam
nosso desempenho em funções pretendidas”. Segundo Radabaugh, 1993: “Para as
pessoas sem deficiência a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as
pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis”.
Regina Maria Fiorillo e
Sulísia Westphal Román
ESPAÇO
DAS FAMÍLIAS
Estamos abrindo um
espaço para você, Família!
É necessário que o tema seja pertinente ao
trabalho desenvolvido nesta unidade.
Esperamos ansiosos por sua contribuição!
Projeto Cinema na Escola.
O Projeto Cinema na Escola, referente ao mês de setembro de
2014, tem como o intuito resgatar os valores na educação infantil, dando
destaque a PAZ. A proposta do tema surgiu na reunião pedagógica do mês de
agosto, a partir da informação feita
pela direção sobre o dia Municipal da PAZ, que será comemorado no dia 09 de
outubro de 2014.
Filme: “O Golfinho, a
história de um sonhador"
Este filme retrata a mágica jornada de um
golfinho adolescente chamado Daniel, que deixa a segurança de seu bando e se
aventura pelo desconhecido em busca de um sonho: descobrir o verdadeiro sentido
da vida. Mas essa jornada não será fácil: perigos e desafios surgem ao longo do
caminho, e também amigos e inimigos. Daniel terá de ouvir a voz de seu coração
para conseguir levar a tarefa até o fim.
Com este filme temos a intenção de resgatar valores como: amizade, respeito, amor, solidariedade, lealdade, tolerância, dialogo e a perseverança entre outros.
Heloiza Salvador.
PROJETO “ANIVERSÁRIO COLETIVO”No mês de agosto celebramos mais um aniversário coletivo. O evento foi organizado pela TURMA DA FAZENDA e suas professoras MÁRCIA TAMANINI, MARINETE SODRÉ, CAMILA TEIXEIRA E LENISSA COUTINHO e o tema foi ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Segue abaixo imagens destes grandes momentos!
O GRANDE RABANETE ROCK DAS BACTÉRIAS (Turma da Fazenda) (Turma dos Piratas)
Neste mês apresentamos a peça“ SALTIMBANCOS ” Com Fernando Marcelo
da Silva, Claudete Benta Oda, Karina Santos, Cleusa Sirlei Becker Leal.
A peça é uma adaptação do conto dos irmãos
Grimm: "Os músicos de
Bremen".
É
a estória de quatro animais: um cachorro, um jumento, uma galinha e uma gata
que sofrem maus tratos por parte de seus donos e resolveram fugir em busca da liberdade e da felicidade. Mas como
todos sabemos, a vida não é nada fácil. Dando desfecho à estória, os animais percebem
que unidos ficam mais fortes e assim, formam um grupo musical.
REUNIÃO
PEDAGÓGICA
Neste mês de setembro a
Reunião pedagógica teve como destaque a divulgação dos documentos que se
referem a remoção de profissionais, relotação, Calendário para 2015, Portaria
da Creche de verão, Hora atividade para o próximo ano além de desdobramentos
com relação a portaria de administração de medicamentos, avaliação dos projetos
coletivos e entrega de avaliações.
Foi um dia repleto de
reflexões que complementam o trabalho do dia a dia.
Conselho
de Alimentação Escolar (COMAE).
No dia
30/09/14 aconteceu no Gabinete do Secretario da Educação Rodolfo Joaquim Pinto da
Luz uma reunião na qual a funcionária Giordâne Gabriel Kormer tem
representatividade.
O setor acompanha a trajetória dos
gêneros alimentícios, desde a aquisição até a distribuição nas unidades
educativas. O COMAE avalia ainda a aplicação de recursos vindos do Fundo
Nacional de Alimentação Escolar (FNDE).
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