quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

INFORMATIVO -06 OUTUBRO/2014

EDITORIAL
Querido leitor(a)!
Nesta edição do mês de outubro, o informativo traz um pouco do que vivenciamos no NEI ARMAÇÃO.
A partir dos projetos de sala destacamos a intencionalidade pedagógica dos profissionais, ampliando as experiências vivenciadas no dia a dia.
Para que as discussões acerca do planejamento e registro sejam fomentadas pelos educadores, contamos com a Assessora Rosinete Schimitt.
Não deixe de apreciar o espaço da família que teve uma belíssima participação no aniversário coletivo.
Esteja atento(a) as informações sobre a Programa Creche de Verão.
Boa leitura!
Laine Battisti
Diretora do NEI ARMAÇÃO.

PROJETOS E SEUS RESPECTIVOS GRUPOS:
Projetos “Binho em Minha Casa” e “Vida de Joaninha”

Professora regente: Dulcineia da Silva  
Professora auxiliar de sala: Micheli Silva
Turma das Joaninhas/ G5 e 6 - Crianças de 4 a 6 anos.

 Considerando a Educação Infantil um espaço que deve possibilitar o desenvolvimento integral das crianças, procuramos oportunizar vivências diversificadas para que possam brincar, estabelecer relações afetivas e expressar suas emoções por meio de diferentes linguagens.
As histórias são espaços amplos de significações abertas às emoções, ao sonho e à imaginação; além disso, elas fornecem às crianças elementos para o desenvolvimento de seu conhecimento literário, histórico, social, cultural e a construção de conceitos.
         "Enquanto a criança não sabe ler, o papel do adulto se torna indispensável, pela ajuda que pode dar aos futuros leitores tanto na fase escolar quanto na fase adulta. Enfim, é ele que incentivará o ato de ler." ( Vera Teixeira De Aguiar - (COORD) Era Uma Vez na Escola: formando Educadores para Formar Leitores. 2001.)

Assim, com as histórias sobre Binho e Pipa, que deram origem ao nome do grupo, aos projetos “Binho em minha casa” e “Vida de Joaninha”, objetivamos a valorização da amizade, companheirismo, zelo pelo bem comum e pela natureza.
Movidos pela curiosidade e por meio de pesquisas, dentre outras coisas aprendemos que joaninhas não comem folhas, mas pulgões das plantas, não fazem casa para si e se escondem do frio em cascas de árvores, uma aquecendo a outra.
Conforme previsto no Projeto Binho em minha casa iniciamos a revitalização do solário a partir do plantio de algumas plantas.

 

Projetos "As Plantas e a Água” e "Conhecer...Experimentar...Registrar-
Um Ato de Aprender".


Professora: Claudete Benta Oda
Professoras Auxiliares de sala: Nanci Zart e Diana Corrêa de Sá.
Turma das Flores/Grupo 6- crianças de 5 e 6 anos

Os projetos da TURMA DAS FLORES surgiram em março de 2014 a partir da investigação do meio ambiente externo do NEI armação. Neste inicio  havia uma amendoeira carregada de sementes que aguçou a curiosidade dos pequeninos. Logo estavam  com as sementes nas mãos buscando o melhor lugar para planta-las e consequentemente molha-las.
         E assim , buscando relacionar interesse, pesquisa  e  conhecimento . propomos o projeto "AS PLANTAS E A ÁGUA" objetivando identificar e reconhecer vários tipos de plantas e a importância da água para as mesmas.
        Para dar conta de nossa proposta utilizamos a pesquisa, leitura de livros infantis, o cardápio escolar e o projeto horta do NEI estruturado pelas professoras auxiliares de ensino. Desta forma pudemos escutar, questionar, argumentar, experimentar e praticar.


Com a ampliação de nossas descobertas sentimos a necessidade de registrar os nomes das arvores, frutos, sementes construindo um dicionário de plantas e um caderno de receitas de alimentos que desejávamos degustar e repassa-los para as famílias. Desta forma a partir do projeto "as plantas e a água"  surge  o projeto “ “CONHECER...EXPERIMENTAR...REGISTRAR- UM ATO DE APRENDER “, que foi indicado para participar do Premio Professor nota 10, da Secretaria Municipal de Educação.
        Nesta nova etapa vivenciamos vários momentos de degustação e  percebemos que muitas das plantas que consumimos são comestíveis ( sementes, raízes e  frutos) e podem ser utilizadas na forma  in natura ou industrializada como os grãos e as farinhas.


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DESTAQUES

Projeto Acolhida


O Projeto Acolhida acontece no período matutino das 07h as 08h momento este  em que as crianças estão sob a responsabilidade das auxiliares de sala.
Nesta edição estamos trazendo um pouco da vivencia de  Camila Costa Teixeira e Angélica Dilza Pinheiro com seus respectivos grupos: “Turma da fazenda (G 4 B e  Turma da alegria”(G 4 A).
Segundo as auxiliares de sala a rotina da unidade educativa é composta por praticas que tem como eixos norteadores  as brincadeiras e as interações. Consideramos que quando a criança brinca, fantasia, observa, questiona, argumenta, vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, elaborando conceitos sobre a natureza e sobre a sociedade.
Assim é pensado o Projeto Acolhida: Organiza-se os espaços, seleciona-se os brinquedos e diversos outros  materiais mediando e facilitando  as vivencias dos pequeninos.
A brincadeira faz parte da natureza das crianças, é a forma   mais simples, autêntica e prazerosa  de  compreender o mundo e a si mesmas. Na brincadeira a criança desenvolve os sentidos, aprende a falar, a ouvir e a expor suas ideias.  Ainda libera a criatividade, solta a imaginação e ensaia papeis sociais.

  
" As recebemos com sorrisos e muito carinho. Propomos momentos que despertem o interesse  espantando a preguiça e o soninho da manhã", diz Camila Costa teixeira.




"Muitas vezes organizamos o projeto acolhida juntamente com outras turmas possibilitando mais interações", diz Angélica Dilza  Pinheiro.
 


Formação Continuada  em Serviço

        Por entender que é de extrema importância cada vez mais os professores e as professoras e demais profissionais inseridos na Educação Infantil terem acesso aos conhecimentos atuais referentes à Educação Infantil, a formação continuada se faz necessária e consolida-se essencial nesta perspectiva. É com estudo e formação contínua que poderemos analisar temáticas inerentes à infância na cultura contemporânea e também resgatar conhecimentos psicopedagógicos sobre a infância, aspectos relacionados à capacidade de construir projetos educacionais, além das estruturas relacionais entre adulto e criança, bem como entre famílias e educadores.
   Na unidade a formação continuada se dá nos momentos de Reuniões Pedagógicas, Planejamentos, Grupos de Pais com as famílias e os profissionais e assessoria descentralizada da SME.
Neste ano de 2014, em nossas reuniões pedagógicas estamos desenvolvendo o projeto intitulado “A Reflexão do nosso Fazer Pedagógico” , que tem com objetivos:
- Refletir coletivamente e constantemente a prática pedagógica, a partir dos planejamentos;
- Realizar a avaliação e replanejamento;
- Aperfeiçoar conhecimentos sobre a importância do registro em nosso dia a dia.

A formação está acontecendo com a parceria de nossa assessora Rosinete Schimitt, a qual está trazendo conhecimentos teóricos e práticos para serem socializados com o grupo. De modo geral, estamos fazendo estudos, roda de discussão e debates. As leituras estão sendo feitas prévias aos encontros e estamos utilizando recursos como vídeo, fotografia, multimídia, dentre outros.

ESPAÇO MULTMEIOS

No Reino das Diferenças: Cada Pessoa é Muito Importante, RespeitAção.

Segundo Valdez (2014), A escola pode ser comparada ao reino das diferenças pois todos somos especiais e temos necessidades de diferentes tipos de ajuda.
Nós os professores precisamos de ajuda para ensinar, para nos vincularmos à nossas crianças em um panorama atual e de muita complexidade.

É preciso aprofundar as formas de aprender para que sejam funcionais e significativas. Exige formatos e caminhos alternativos  de trabalho.

Os professores estão se apropriando dos assessoramentos disponibilizados pelas Salas de Recursos Multifuncionais? A escola mantém uma relação fluente e construtiva com a família? As práticas pedagógicas são recontextualizadas? Que recursos a escola pode utilizar para facilitar a permanências das crianças com necessidades especiais?
A ação do professor não ocorre no vazio, é preciso considerar vários níveis: culturais, políticos, valores e práticas  inclusivas.
¨Desenvolver culturas inclusivas supõe a criação de uma comunidade escolar segura, acolhedora, colaborativa e estimulante.

Professoras: Regina Maria Fiorillo e Sulísia Westphal


ESPAÇO EDUCAÇÃO FÍSICA


Projeto “Eu e o meio ambiente” com a Turma dos Piratas ( G 5 e 6    - crianças de 5 a 6 anos)

A Educação Ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano das crianças, mas como parte das suas vidas. É de suma importância a conscientização da preservação do meio ambiente para a nossa vida e para todos os seres vivos, afinal vivemos nele e precisamos que todos os recursos naturais sejam sempre puros.
Pensando em a Educação Física ser uma disciplina que contribui para a formação integral dos educandos, para o seu bem estar e qualidade de vida é preciso estar em equilíbrio com o meio ambiente. Neste projeto proponho inúmeras atividades em que se evidencie a importância de preservar a natureza e finalmente, refletir sobre nossas atitudes no dia a dia.
Seu objetivo  é entender que somos mais um ser integrante do meio ambiente, agentes de ações em prol da conservação da natureza, bem como a ampliação do repertório motor, as artes e o a linguagem oral. A metodologia utilizada será a partir das rodas de conversa, contação de histórias, confecção de trabalhos coletivos e individuais, músicas e expressão corporal.
Na prática, dia 22/10, sentamos em roda com a turma dos Piratas e escutamos a história do livro ” MUNDINHO “de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. Refletimos sobre o assunto que o livro aborda e confeccionamos um painel sobre a história. Em seguida   realizamos a colagem do painel na parede da escola.
 Após o trabalho realizado percebi que o assunto abordado interessa bastante as crianças e a maioria pode trazer relatos sobre suas vivencias. Também foi possível verificar o quanto eles prestam atenção aos ensinamentos que construímos juntos no nosso cotidiano e ainda levam para suas casas. Me senti muito bem em ver o quanto todos participaram com alegria e entusiasmo desse momento.”
                                                                            Professora Suelem  Pimentel.


ESPAÇO DA FAMÍLIA


No aniversário coletivo do dia 30/10 /2014 organizado pela TURMA DOS PIRATAS tivemos uma apresentação musical muito especial com Márcio Santos, avô de Kaleo, um dos alunos da turma organizadora.
  
Os músicos levaram para este dia, músicas especialmente preparadas para cantar para e com as crianças. O momento foi muito especial para todas as crianças, que puderam dançar e cantar canções infantis ao vivo. Foi uma verdadeira festa! O momento foi ainda mais especial para o Kaleo, que contou que “ficou emocionado com os avós cantando na escolinha”. Por mais importante e divertida que seja o espaço escolar, a criança percebe que é o lugar onde ela fica, e a família sai. Mas nem sempre precisa ser assim. Estar presente em mais momentos no cotidiano da escola traz segurança para família de que este espaço no qual as crianças passam grande parte do seu dia, é de qualidade. Traz também alegria e segurança para a criança, que percebe que o espaço não é de separação, mas que existe a presença e participação da sua família.


INFORMES RELEVANTES:




      PALCO ABERTO em:
"O CIRCO DA TURMA DAS FLORES".





 
PROJETO CINEMA NA ESCOLA.
O Projeto Cinema na Escola, referente ao mês de outubro de 2014 trouxe um Clip Musical do grupo Palavra cantada.
A professora Lenissa Coutinho relata que um dos  objetivos foi fortalecer o tema proposto pelo projeto Aniversário coletivo “BRINCADEIRAS CANTADAS, já que o clip traz algumas brincadeiras cantadas como: pipocando, trança-trança braço, sol e chuva, roda africana, ciranda do coco, entre outras.


A professora Rebeka Libermann foi a animadora deste evento com o personagem CRIANÇA  FELIZ.







As professoras acreditam que através da musicalidade as linguagens oral, escrita, sonoro-musical e corporal são amplamente exploradas através da ludicidade e diversão. 
Além disso, as crianças dos grupos 4, 5 e 6, utilizaram moeda corrente (uma imitação produzida na unidade educativa) para comprar seus ingressos.  Segundo a professora Suelem Pimentel, o objetivo foi de proporcionar a ida ao cinema de forma mais real possível trabalhando também com conceitos de quantidade e matemática. O “dinheiro de mentira” foi entregue as crianças para que pudessem continuar a brincadeira na sala. Através do entusiasmo da criançada percebemos que os objetivos foram alcançados e a diversão foi garantida.

COMISSÃO: REBEKA LIBERMANN, LENISSA COUTINHO, SUELEM PIMENTEL E SAMANTHA PAULINO.


IMPORTANTE:     A entrevista “ESCOLA, QUAL É A SUA CARA”,  tem como intuito conhecer a comunidade escolar a fim de reconstruir o Projeto Político Pedagógico (PPP) considerando  a realidade concreta onde está inserido, levando em conta seus aspectos socioculturais, promovendo a elaboração coletiva e assegurando a gestão democrática.

  
  O PPP orienta a prática de produzir uma realidade, expressa a cultura da escola, as crenças, valores, significados, modos de pensar e agir das pessoas que participam da sua elaboração, planejando assim ações para a construção da realidade desejada.

Queridas famílias é de vital importância que seja preenchido o formulário e entregue na UNIDADE EDUCATIVA assim que possível, pois com esses dados vamos poder realizar um PPP com especificidades da nossa comunidade ou seja, a Escola com a sua cara.

 REORGANIZAÇÃO DO PARQUE:
A proposta deste mês proporcionou a exploração das cores com tinta guache e cola coloria, incluindo outros elementos naturais do parque. Foi executada em dois momentos: com as crianças menores e outro com as maiores. Como o objetivo era proporcionar a experiência através da vivencia, consideramos que o objetivo foi alcançado. As crianças se envolveram na atividade muito concentradas.
Comissão: Professoras: Dulcineia da Silva e Micheli  Silva- Grupo 5/6 matutino.


IMPORTANTE- Creche de verão
No dia 22 de setembro de 2014 o Secretário Municipal de Educação assinou a portaria nº 287/2014 referente ao programa Creche de Verão.  Nossa unidade educativa será uma das unidades polo da região sul e terá 4 salas  para atendimento das crianças cujo pais trabalharem no mês de Janeiro.
Queremos lembrar que o período de inscrição será de 12 a 19 de novembro e a divulgação das crianças selecionadas e a lista de intenção será no dia 10 de dezembro.
        O atendimento acontecerá no período de 06 a 30 de janeiro de 2015.
Documentos necessários para inscrição:
Comprovante de rendimentos dos membros da família;
Comprovante de trabalho referente ao mês de janeiro;

Se o números de inscritos for maior que o número de vagas o primeiro critério será pela renda.
 A criança selecionada que não comparecer até o dia 08 de janeiro será substituída por outra criança da lista de intenção.
VOCÊ QUE TRABALHA

FIQUE ATENTO! NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE!

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