EDITORIAL
Querido leitor(a)!
Nesta edição
do mês de outubro, o informativo traz um pouco do que vivenciamos no NEI
ARMAÇÃO.
A partir dos
projetos de sala destacamos a intencionalidade pedagógica dos profissionais,
ampliando as experiências vivenciadas no dia a dia.
Para que as
discussões acerca do planejamento e registro sejam fomentadas pelos educadores,
contamos com a Assessora Rosinete Schimitt.
Não deixe de
apreciar o espaço da família que teve uma belíssima participação no aniversário
coletivo.
Esteja
atento(a) as informações sobre a Programa Creche de Verão.
Boa leitura!
Laine Battisti
Diretora
do NEI ARMAÇÃO.
PROJETOS E SEUS RESPECTIVOS GRUPOS:
Projetos “Binho em Minha Casa” e “Vida de Joaninha”
Professora regente: Dulcineia da Silva
Professora auxiliar de sala: Micheli Silva
Turma das Joaninhas/ G5 e 6 - Crianças de 4 a 6
anos.
Considerando a
Educação Infantil um espaço que deve possibilitar o desenvolvimento integral
das crianças, procuramos oportunizar vivências diversificadas para que possam
brincar, estabelecer relações afetivas e expressar suas emoções por meio de
diferentes linguagens.
As histórias são
espaços amplos de significações abertas às emoções, ao sonho e à imaginação;
além disso, elas fornecem às crianças elementos para o desenvolvimento de seu
conhecimento literário, histórico, social, cultural e a construção de conceitos.
"Enquanto a criança não sabe ler, o
papel do adulto se torna indispensável, pela ajuda que pode dar aos futuros
leitores tanto na fase escolar quanto na fase adulta. Enfim, é ele que
incentivará o ato de ler." ( Vera Teixeira De Aguiar - (COORD) Era Uma Vez na Escola:
formando Educadores para Formar Leitores. 2001.)
Assim, com as
histórias sobre Binho e Pipa, que deram origem ao nome do grupo, aos projetos
“Binho em minha casa” e “Vida de Joaninha”, objetivamos a valorização da
amizade, companheirismo, zelo pelo bem comum e pela natureza.
Movidos pela curiosidade
e por meio de pesquisas, dentre outras coisas aprendemos que joaninhas não
comem folhas, mas pulgões das plantas, não fazem casa para si e se escondem do
frio em cascas de árvores, uma aquecendo a outra.
Conforme previsto no Projeto Binho em minha casa
iniciamos a revitalização do solário a partir do plantio de algumas plantas.
Projetos "As
Plantas e a Água” e "Conhecer...Experimentar...Registrar-
Um
Ato de Aprender".
Professora: Claudete Benta Oda
Professoras Auxiliares de sala: Nanci Zart e Diana
Corrêa de Sá.
Turma das Flores/Grupo 6-
crianças de 5 e 6 anos
Os projetos da TURMA
DAS FLORES surgiram em março de 2014 a partir da investigação do meio ambiente
externo do NEI armação. Neste inicio havia
uma amendoeira carregada de sementes que aguçou a curiosidade dos pequeninos.
Logo estavam com as sementes nas mãos
buscando o melhor lugar para planta-las e consequentemente molha-las.
E
assim , buscando relacionar interesse, pesquisa e
conhecimento . propomos o projeto "AS PLANTAS E A ÁGUA" objetivando identificar e reconhecer
vários tipos de plantas e a importância da água para as mesmas.
Para dar conta de nossa proposta
utilizamos a pesquisa, leitura de livros infantis, o cardápio escolar e o
projeto horta do NEI estruturado pelas professoras auxiliares de ensino. Desta
forma pudemos escutar, questionar, argumentar, experimentar e praticar.
Com
a ampliação de nossas descobertas sentimos a necessidade de registrar os nomes
das arvores, frutos, sementes construindo um dicionário de plantas e um caderno
de receitas de alimentos que desejávamos degustar e repassa-los para as
famílias. Desta forma a partir do projeto "as plantas e a água" surge o
projeto “ “CONHECER...EXPERIMENTAR...REGISTRAR-
UM ATO DE APRENDER “, que foi indicado para participar do Premio Professor
nota 10, da Secretaria Municipal de Educação.
Nesta nova etapa vivenciamos vários
momentos de degustação e percebemos que
muitas das plantas que consumimos são comestíveis ( sementes, raízes e frutos) e podem ser utilizadas na forma in natura ou industrializada como os grãos e
as farinhas.
Projeto Acolhida
O Projeto Acolhida acontece
no período matutino das 07h as 08h momento este em que as crianças estão sob a responsabilidade
das auxiliares de sala.
Nesta edição estamos trazendo um pouco da
vivencia de Camila Costa Teixeira e
Angélica Dilza Pinheiro com seus respectivos grupos: “Turma da fazenda (G 4 B e Turma
da alegria”(G 4 A).
Segundo as auxiliares de sala a rotina da
unidade educativa é composta por praticas que tem como eixos norteadores as
brincadeiras e as interações. Consideramos que quando a criança brinca,
fantasia, observa, questiona, argumenta, vivencia, constrói sua identidade pessoal
e coletiva, elaborando conceitos sobre a natureza e sobre a sociedade.
Assim é pensado o Projeto Acolhida: Organiza-se
os espaços, seleciona-se os brinquedos e diversos outros materiais mediando e facilitando as vivencias dos pequeninos.
A
brincadeira faz parte da natureza das crianças, é a forma mais
simples, autêntica e prazerosa de compreender o mundo e a si mesmas. Na
brincadeira a criança desenvolve os sentidos, aprende a falar, a ouvir e a
expor suas ideias. Ainda libera a
criatividade, solta a imaginação e ensaia papeis sociais.
"Muitas
vezes organizamos o projeto acolhida juntamente com outras turmas
possibilitando mais interações", diz Angélica Dilza Pinheiro.
Formação Continuada em Serviço
Por entender que é de extrema importância cada vez mais os professores e as professoras e demais profissionais inseridos na Educação Infantil terem acesso aos conhecimentos atuais referentes à Educação Infantil, a formação continuada se faz necessária e consolida-se essencial nesta perspectiva. É com estudo e formação contínua que poderemos analisar temáticas inerentes à infância na cultura contemporânea e também resgatar conhecimentos psicopedagógicos sobre a infância, aspectos relacionados à capacidade de construir projetos educacionais, além das estruturas relacionais entre adulto e criança, bem como entre famílias e educadores.
Na unidade a formação continuada se dá nos momentos de Reuniões
Pedagógicas, Planejamentos, Grupos de Pais com as famílias e os profissionais e
assessoria descentralizada da SME.
Neste ano de 2014, em nossas reuniões
pedagógicas estamos desenvolvendo o projeto intitulado “A Reflexão do nosso
Fazer Pedagógico” , que tem com objetivos:
- Refletir
coletivamente e constantemente a prática pedagógica, a partir dos planejamentos;
- Realizar a avaliação e replanejamento;
A formação está acontecendo com a parceria
de nossa assessora Rosinete
Schimitt, a qual está trazendo conhecimentos teóricos e práticos para
serem socializados com o grupo. De
modo geral, estamos fazendo estudos, roda de discussão e debates. As leituras
estão sendo feitas prévias aos encontros e estamos utilizando recursos como
vídeo, fotografia, multimídia, dentre outros.
É preciso aprofundar as formas de aprender para que sejam funcionais e significativas. Exige formatos e caminhos alternativos de trabalho.
ESPAÇO MULTMEIOS
No Reino das Diferenças: Cada Pessoa é Muito Importante, RespeitAção.
Segundo Valdez (2014), A escola pode ser comparada ao reino das diferenças pois todos somos especiais e temos necessidades de diferentes tipos de ajuda.
Nós os professores precisamos de ajuda para ensinar, para nos vincularmos à nossas crianças em um panorama atual e de muita complexidade.
É preciso aprofundar as formas de aprender para que sejam funcionais e significativas. Exige formatos e caminhos alternativos de trabalho.
Os professores estão se apropriando dos assessoramentos disponibilizados pelas Salas de Recursos Multifuncionais? A escola mantém uma relação fluente e construtiva com a família? As práticas pedagógicas são recontextualizadas? Que recursos a escola pode utilizar para facilitar a permanências das crianças com necessidades especiais?
A ação do professor não ocorre no vazio, é preciso considerar vários níveis: culturais, políticos, valores e práticas inclusivas.
¨Desenvolver culturas inclusivas supõe a criação de uma comunidade escolar segura, acolhedora, colaborativa e estimulante.
Professoras: Regina Maria Fiorillo e Sulísia Westphal
“Após o trabalho realizado percebi que o assunto abordado interessa bastante as crianças e a maioria pode trazer relatos sobre suas vivencias. Também foi possível verificar o quanto eles prestam atenção aos ensinamentos que construímos juntos no nosso cotidiano e ainda levam para suas casas. Me senti muito bem em ver o quanto todos participaram com alegria e entusiasmo desse momento.”
ESPAÇO DA FAMÍLIA
ESPAÇO EDUCAÇÃO FÍSICA
Projeto “Eu e o meio ambiente” com a Turma dos Piratas ( G 5 e 6 - crianças de 5 a 6 anos)
A Educação Ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano das crianças, mas como parte das suas vidas. É de suma importância a conscientização da preservação do meio ambiente para a nossa vida e para todos os seres vivos, afinal vivemos nele e precisamos que todos os recursos naturais sejam sempre puros.
Pensando em a Educação Física ser uma disciplina que contribui para a formação integral dos educandos, para o seu bem estar e qualidade de vida é preciso estar em equilíbrio com o meio ambiente. Neste projeto proponho inúmeras atividades em que se evidencie a importância de preservar a natureza e finalmente, refletir sobre nossas atitudes no dia a dia.
Seu objetivo é entender que somos mais um ser integrante do meio ambiente, agentes de ações em prol da conservação da natureza, bem como a ampliação do repertório motor, as artes e o a linguagem oral. A metodologia utilizada será a partir das rodas de conversa, contação de histórias, confecção de trabalhos coletivos e individuais, músicas e expressão corporal.
“Na prática, dia 22/10, sentamos em roda com a turma dos Piratas e escutamos a história do livro ” MUNDINHO “de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. Refletimos sobre o assunto que o livro aborda e confeccionamos um painel sobre a história. Em seguida realizamos a colagem do painel na parede da escola.
Professora Suelem Pimentel.
ESPAÇO DA FAMÍLIA
No aniversário
coletivo do dia 30/10 /2014 organizado pela TURMA DOS PIRATAS tivemos uma apresentação
musical muito especial com Márcio Santos, avô de Kaleo, um dos alunos da turma
organizadora.
Os
músicos levaram para este dia, músicas especialmente preparadas para cantar
para e com as crianças. O momento foi muito especial para todas as crianças,
que puderam dançar e cantar canções infantis ao vivo. Foi uma verdadeira festa!
O momento foi ainda mais especial para o Kaleo, que contou que “ficou
emocionado com os avós cantando na escolinha”. Por mais importante e divertida
que seja o espaço escolar, a criança percebe que é o lugar onde ela fica, e a
família sai. Mas nem sempre precisa ser assim. Estar presente em mais momentos
no cotidiano da escola traz segurança para família de que este espaço no qual
as crianças passam grande parte do seu dia, é de qualidade. Traz também alegria
e segurança para a criança, que percebe que o espaço não é de separação, mas
que existe a presença e participação da sua família.
INFORMES
RELEVANTES:
PALCO ABERTO em:
"O
CIRCO DA TURMA DAS FLORES".
PROJETO CINEMA NA ESCOLA.
O Projeto Cinema na Escola, referente ao mês de outubro de
2014 trouxe um Clip Musical do grupo
Palavra cantada.
A professora Lenissa Coutinho relata que um dos objetivos foi fortalecer o tema proposto pelo
projeto Aniversário coletivo “BRINCADEIRAS CANTADAS, já que o clip traz algumas
brincadeiras cantadas como: pipocando, trança-trança braço, sol e chuva, roda
africana, ciranda do coco, entre outras.
A professora Rebeka Libermann foi a animadora deste
evento com o personagem CRIANÇA FELIZ.
Além disso, as crianças dos grupos 4, 5 e 6, utilizaram
moeda corrente (uma imitação produzida na unidade educativa) para comprar seus
ingressos. Segundo a professora Suelem
Pimentel, o objetivo foi de proporcionar a ida ao cinema de forma mais real
possível trabalhando também com conceitos de quantidade e matemática. O
“dinheiro de mentira” foi entregue as crianças para que pudessem continuar a
brincadeira na sala. Através do entusiasmo da criançada percebemos que os
objetivos foram alcançados e a diversão foi garantida.
COMISSÃO:
REBEKA LIBERMANN, LENISSA COUTINHO, SUELEM PIMENTEL E SAMANTHA PAULINO.
IMPORTANTE:
A entrevista “ESCOLA, QUAL É A SUA CARA”, tem
como intuito conhecer a comunidade escolar a fim de reconstruir o Projeto
Político Pedagógico (PPP) considerando a
realidade concreta onde está inserido, levando em conta seus aspectos
socioculturais, promovendo a elaboração coletiva e assegurando a gestão
democrática.
Queridas
famílias é de vital importância que seja preenchido o formulário e entregue na
UNIDADE EDUCATIVA assim que possível, pois com esses dados vamos poder realizar
um PPP com especificidades da nossa comunidade ou seja, a Escola com a sua
cara.
REORGANIZAÇÃO
DO PARQUE:
A proposta deste mês
proporcionou a exploração das cores com tinta guache e cola coloria, incluindo
outros elementos naturais do parque. Foi executada em dois momentos: com as
crianças menores e outro com as maiores. Como o objetivo era proporcionar a
experiência através da vivencia, consideramos que o objetivo foi alcançado. As
crianças se envolveram na atividade muito concentradas.
Comissão: Professoras: Dulcineia da Silva e
Micheli Silva- Grupo 5/6 matutino.
IMPORTANTE- Creche
de verão
No dia 22 de
setembro de 2014 o Secretário Municipal de Educação assinou a portaria nº 287/2014
referente ao programa Creche de Verão. Nossa unidade educativa será uma das unidades
polo da região sul e terá 4 salas para
atendimento das crianças cujo pais trabalharem no mês de Janeiro.
Queremos
lembrar que o período de inscrição será de 12 a 19 de novembro e a divulgação
das crianças selecionadas e a lista de intenção será no dia 10 de dezembro.
O
atendimento acontecerá no período de 06 a 30 de janeiro de 2015.
Documentos necessários para inscrição:
Comprovante
de rendimentos dos membros da família;
Comprovante
de trabalho referente ao mês de janeiro;
Se
o números de inscritos for maior que o número de vagas o primeiro critério será
pela renda.
A criança selecionada que não comparecer até o
dia 08 de janeiro será substituída por outra criança da lista de intenção.
VOCÊ QUE TRABALHA
FIQUE ATENTO! NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário