terça-feira, 8 de dezembro de 2015

INFORMATIVO-07-NOVEMBRO/2014

EDITORIAL
Encerrando o ciclo!

Chegamos na sétima edição do Informativo ‘Vivendo aprendendo” e com ele encerramos um ano repleto de desejos, angustias, alegrias, aprendizagens e muito empenho, em proporcionar a esta comunidade educativa momentos inesquecíveis em suas vidas.
As experiências vivenciadas neste ano de 2014 nos fez acreditar que quando existe a união de um grupo, tudo é possível. Desde os projetos de sala, passando para os projetos coletivos, momentos com as famílias até as saídas para eventos.
Nosso maior desejo é que o ciclo deste ano se feche, que a colheita seja farta  e que tenhamos a certeza  de estarmos fazendo a nossa parte.
Desejamos a todos muita saúde, paz, tranquilidade...e que venha 2015!
 Gracelane battisti

SUMÁRIO

02-PROJETOS DE SALA:

*Turma dos Tubarões ( G5/6- crianças de 4 a 6 anos)

*Turma do Arco-Íris ( G5/6/crianças  de  5 e 6 anos)

05-DESTAQUES:

*Projeto Fim de Tarde
*Mostra Educativa

08-ESPAÇO de Educação Física

09-ESPAÇO das Famílias

10-ESPAÇO Multmeios

11-INFORMES REVELANTES:
*Aniversário Coletivo
* Palco Aberto
* Mostra de Cinema Internacional
*Creche de Verão
*Avaliação da Direção
* Inscrições para 2015
*Datas Importantes

Projeto" O MÁGICO DE OZ"
Professora Ronilda Inácio
Auxiliar de sala Ana Carolina C. Martins
Turma dos Tubarões? G5 e 6

No inicio do mês de junho/2014 a professora Ronilda Inacio começou suas atividades no Nei Armação, trazendo como estratégia para aguçar a curiosidade e  o interesse das crianças o Filme “ Mágico de Oz”.
A partir desta atividade  que demonstrou-se prazerosa e instigante para as crianças ,  construiu-se  o projeto da turma dos Tubarões  intitulado  “ O MÁGICO DE OZ”
 

Desta forma o projeto tem como principal objetivo  conhecer a história do mágico de Oz e reconhecer os valores da trama como a amizade, sabedoria, bondade , solidariedade e coragem.

  
Estimulando e instigando o projeto busca  explorar ainda: a vida e características dos personagens,as diferenças culturais,a importância da preservação e respeito com  a natureza, a agricultura em nossa vida, o lixo , animais em extinção e pequenos ensaios na  leitura e na escrita.
Como  metodologia,  a contação de história, conversas em roda, pesquisa, trabalhos em grupos, registro, diluído na  arte musical, corporal, plástica e teatral

 

Projeto” Identidade- Quem Sou?”


A professora Janaina Zinar da Silveira iniciou suas atividades  no NEI Armação em agosto de 2014 e após diagnostico  do trabalho  já realizado buscando sua continuidade, implementa junto a turma o projeto” Identidade- Quem Sou?”
O mundo é repleta de símbolos e significados que possibilitam grandes descobertas. A arte possibilita o desenvolvimento das atitudes essenciais para o individuo com censo crítico, a sensibilidade e a criatividade. No processo de aprendizagem, a criança exterioriza seu mundo intimo, sua personalidade e seu modo de ver e sentir. A criação é espontânea na criança, mas cabe aos profissionais em educação alimentar este percurso de forma intencional, oferecendo propostas ampliando experiências. ( Janaina Zinar da Silveira)
O projeto intenciona construir um ambiente agradável, estimulante, utilizando aprendizagens múltiplas, tendo como eixo central  o nome, a linguagem oral e escrita.
No  projeto a criança poderá explorar seu nome e de seus colegas  nas mais diferentes  formas ; recortando, colando, jogando, conhecendo o alfabeto, contando o  número letras, de sons, contando a história do seu nome entre outras possibilidades concretizando-se em um livro de vida.

Ainda, permeando o dia a dia desenvolve-se  as combinações de convivência, a autonomia e sobre tudo a imaginação e a criatividade.

DESTAQUES

As experiências educativas da educação infantil devem ter como eixos norteadores as interações, as brincadeiras e as múltiplas linguagens que são as formas pelas quais as crianças pequenas se relacionam com o mundo e, ao mesmo tempo as transforma quando possibilita o acesso á novos conhecimentos.
Para Lev Vygotsky, a brincadeira é entendida como atividade social da criança, cuja natureza e origem são elementos fundamentais para a construção de sua personalidade e compreensão da realidade na qual se inseri.

intenção é tornar este momento de fim de tarde mais prazeroso e agradável, pois nossos pequeninos já demonstraram inquietude e  cansaço do dia. Nas mesas é disponibilizado jogos de concentração, massinha e /ou DVD sempre combinado com o grupo. Com tudo é na contação de histórias que os pequeninos se encantam e vivem momentos de mistérios e grandes emoções.
        Assim, propomos  e mediamos as interações, estimulando as crianças para que  venham a se apropriarem  da  cultura onde estão inseridas.  Expandindo   sua capacidade de reflexão, como aprendendo a compartilhar experiências)


MOSTRA EDUCATIVA- 2014



ESPAÇO DE EDUCAÇÃO FÍSICA


ESPAÇO DA FAMÍLIA
 DIA 27 de novembro de 2014 pela tarde o senhor Alcides Lupércio de Oliveira veio fazer uma serenata para seu bisneto Bruno de Pinho da Turma da Fazenda com a professora Marcia tamanini , Marinete M. Sodré Pereira e Camila C. Teixeira.
 Mas quem diz que somente o bisneto queria serenata?
O bisavô Alcides juntamente com seu parceiro musical Valdir Eugênio Duarte foram encaminhados para o palco e a festa foi feita!


ESPAÇO MULTMEIOS
A Inclusão Escolar no Contexto da Educação Infantil

            Quando deparamos com o artigo de Linete Oliveira de Souza afirmando que “A inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil é um processo que tem enfrentado inúmeros obstáculos, como a escassez de vagas, o
preconceito e a falta de informação e formação dos profissionais, assim como de estrutura física e pedagógica das instituições de ensino, (referindo-se a situações evidenciadas que carecem de intervenção urgente em prol de uma verdadeira e efetiva educação inclusiva), pensamos em parabenizar a Secretaria de Educação da Prefeitura de Florianópolis, mais precisamente, a Unidade NEI Armação com todos seus profissionais pela qualidade de inclusão que vem desenvolvendo. Muitos foram os momentos de troca com a família das crianças e da equipe de profissionais envolvidos em seu processo de aprendizagem.
        Fica nossa torcida para que em 2015 continue esta comunidade tão acolhedora e participativa contribuindo para o aprimoramento de nossos atendimentos especializados: AEEs.
Regina e Sulísia
INFORMES RELEVANTES 



PALCO ABERTO
Dia 03 de dezembro de 2014 às 10h12min aconteceu a abertura oficial do ensaio “Show de calouros’”.
A iniciativa partiu da TURMA DAS JOANINHAS que fizeram questão de convidar todo o NEI.
O evento contou com a participação especial de Ulissys de Sousa Vellozo, integrante da turma e seu irmão e parceiro Giovanni   de Sousa Vellozo para darem abertura do Show. A dupla tocou ao som de violinos que fez a plateia silenciar diante da música instrumental, emocionando a todos.
 A turma agradece a todos que  participaram do evento, em especial  a Giovanni que prontamente aceitou o convite de seu irmão Ulissys.
Desde já comunicamos que em breve  faremos nossa apresentação oficial “Show de Calouros”.
Fiquem atentos!!






Avaliação de Gestão Educativa





No dia 26/12, às 17h foi realizada a primeira Assembleia para Avaliação de Gestão Educativa do NEI Armação.

Por iniciativa da SME, com coordenação do Conselho Deliberativo da unidade, foi aberta para a comunidade escolar a oportunidade de analisar a gestão da atual diretora, com o intuito de compartilhar suas impressões e esquematizá-las num documento a ser entregue na Secretaria. Apesar da divulgação, a adesão à assembleia foi consideravelmente baixa. Porém, os pais e funcionários presentes, após escutarem a apresentação da diretora e visualizarem as diretrizes recomendadas para análise, entraram em um consenso de que grande parte das ações esperadas foi cumprida pela direção ao longo do ano. Com relação às duas ações citadas como não plenamente alcançadas – revisão do PPP e reuniões periódicas do Conselho Escolar – a diretora afirmou seu interesse para cumpri-las em 2015.

Maira Tonelli Santos ( mãe representante do Conselho Escolar)


SOBRE A CRECHE DE VERÃO
De acordo com a portaria Nº 287/2014 da SME- Florianópolis que regulamenta o programa creche de verão, artigo 6º:
“ A criança  que não comparecer á unidade educativa  até o dia 08 de janeiro  de 2015, bem como, aquela que apresentar dois dias de faltas, sem apresentar justificativa por escrito ou atestado médico ao diretor, perderá o direito á vaga, sendo substituída por outra criança, observando-se a classificação da lista de intenção”.


Fique informado sobre novas  inscrições para matricula -2015.
 Segundo a portaria nº 286/2014 que regulamenta o processo de inscrições para matriculas referentes a 2015 diz que:

Parágrafo 4°: Novas inscrições serão realizadas a partir do dia 23/02/2015 e a criança deverá ter no mínimo 6 (seis) meses de idade.

DATAS IMPORTANTES
MÊS DE DEZEMBRO:
18/12- Aniversário coletivo e encerramento do ano letivo.
MÊS DE JANEIRO:
06 /01 a 30 /01– Atendimento creche de verão.
08/01- Abertura das vagas excedentes - creche de verão.
 MÊS DE FEVEREIRO:
09/02 Reunião com as famílias – 18 hs
11/02   - Inicio do ano letivo.
23-abertura para novas inscrições de matricula/2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário