EDITORIAL
Encerrando o ciclo!
Chegamos na
sétima edição do Informativo ‘Vivendo aprendendo” e com ele encerramos um ano
repleto de desejos, angustias, alegrias, aprendizagens e muito empenho, em
proporcionar a esta comunidade educativa momentos inesquecíveis em suas vidas.
As experiências
vivenciadas neste ano de 2014 nos fez acreditar que quando existe a união de um
grupo, tudo é possível. Desde os projetos de sala, passando para os projetos
coletivos, momentos com as famílias até as saídas para eventos.
Nosso maior
desejo é que o ciclo deste ano se feche, que a colheita seja farta e que
tenhamos a certeza de estarmos fazendo a nossa parte.
Desejamos a
todos muita saúde, paz, tranquilidade...e que venha 2015!
Gracelane battisti
SUMÁRIO
02-PROJETOS DE SALA:
*Turma dos Tubarões ( G5/6-
crianças de 4 a 6 anos)
*Turma do
Arco-Íris ( G5/6/crianças
de 5 e 6 anos)
05-DESTAQUES:
*Projeto Fim
de Tarde
*Mostra
Educativa
08-ESPAÇO de Educação Física
09-ESPAÇO das Famílias
10-ESPAÇO
Multmeios
11-INFORMES REVELANTES:
*Aniversário
Coletivo
* Palco
Aberto
* Mostra de
Cinema Internacional
*Creche de
Verão
*Avaliação
da Direção
* Inscrições
para 2015
*Datas
Importantes
Projeto" O
MÁGICO DE OZ"
Professora
Ronilda Inácio
Auxiliar
de sala Ana Carolina C. Martins
Turma
dos Tubarões? G5 e 6
No inicio do mês de
junho/2014 a professora Ronilda Inacio começou suas atividades no Nei Armação,
trazendo como estratégia para aguçar a curiosidade e o interesse das crianças o Filme “ Mágico de
Oz”.
A partir desta atividade que demonstrou-se prazerosa e instigante para
as crianças , construiu-se o projeto da turma dos Tubarões intitulado
“ O MÁGICO DE OZ”
Desta forma o projeto tem como principal objetivo conhecer a história do mágico de Oz e reconhecer os valores da trama como a amizade, sabedoria, bondade , solidariedade e coragem.
Estimulando e instigando o projeto
busca explorar ainda: a vida e
características dos personagens,as diferenças culturais,a importância da
preservação e respeito com a natureza, a
agricultura em nossa vida, o lixo , animais em extinção e pequenos ensaios na leitura e na escrita.
Como
metodologia, a contação de
história, conversas em roda, pesquisa, trabalhos em grupos, registro, diluído
na arte musical, corporal, plástica e
teatral
Projeto” Identidade- Quem Sou?”
A professora Janaina
Zinar da Silveira iniciou suas atividades
no NEI Armação em agosto de 2014 e após diagnostico do trabalho
já realizado buscando sua continuidade, implementa junto a turma o
projeto” Identidade- Quem Sou?”
O
mundo é repleta de símbolos e significados que possibilitam grandes
descobertas. A arte possibilita o desenvolvimento das atitudes essenciais para
o individuo com censo crítico, a sensibilidade e a criatividade. No processo de
aprendizagem, a criança exterioriza seu mundo intimo, sua personalidade e seu
modo de ver e sentir. A criação é espontânea na criança, mas cabe aos
profissionais em educação alimentar este percurso de forma intencional,
oferecendo propostas ampliando experiências. ( Janaina Zinar da Silveira)
O projeto intenciona construir um ambiente
agradável, estimulante, utilizando aprendizagens múltiplas, tendo como eixo
central o nome, a linguagem oral e
escrita.
No
projeto a criança poderá explorar seu nome e de seus colegas nas mais diferentes formas ; recortando, colando, jogando,
conhecendo o alfabeto, contando o número
letras, de sons, contando a história do seu nome entre outras possibilidades
concretizando-se em um livro de vida.
Ainda, permeando o dia a dia
desenvolve-se as combinações de
convivência, a autonomia e sobre tudo a imaginação e a criatividade.
DESTAQUES
As experiências
educativas da educação infantil devem ter como eixos norteadores as interações,
as brincadeiras e as múltiplas linguagens que são as formas pelas quais as
crianças pequenas se relacionam com o mundo e, ao mesmo tempo as transforma
quando possibilita o acesso á novos conhecimentos.
Para Lev Vygotsky, a brincadeira é
entendida como atividade social da criança, cuja natureza e origem são
elementos fundamentais para a construção de sua personalidade e compreensão da
realidade na qual se inseri.
intenção é tornar este momento de fim de
tarde mais prazeroso e agradável, pois nossos pequeninos já demonstraram
inquietude e cansaço do dia. Nas mesas é
disponibilizado jogos de concentração, massinha e /ou DVD sempre combinado com
o grupo. Com tudo é na contação de histórias que os pequeninos se encantam e
vivem momentos de mistérios e grandes emoções.
Assim, propomos e mediamos as interações, estimulando as
crianças para que venham a se
apropriarem da cultura onde estão inseridas. Expandindo
sua capacidade de reflexão, como aprendendo a compartilhar experiências)
ESPAÇO
DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ESPAÇO
DA FAMÍLIA
DIA 27 de novembro
de 2014 pela tarde o senhor Alcides Lupércio de Oliveira veio fazer uma serenata
para seu bisneto Bruno de Pinho da Turma da Fazenda com a professora Marcia
tamanini , Marinete M. Sodré Pereira e Camila C. Teixeira.
Mas
quem diz que somente o bisneto queria serenata?
O bisavô Alcides juntamente com seu
parceiro musical Valdir Eugênio Duarte foram encaminhados para o palco e a
festa foi feita!
ESPAÇO
MULTMEIOS
A Inclusão Escolar no
Contexto da Educação Infantil
Quando deparamos com o artigo de Linete Oliveira de Souza
afirmando que “A inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil é um
processo que tem enfrentado inúmeros obstáculos, como a escassez de vagas, o
preconceito e a falta de informação e formação dos profissionais, assim como de
estrutura física e pedagógica das instituições de ensino, (referindo-se a situações evidenciadas que carecem de intervenção
urgente em prol de uma verdadeira e efetiva educação inclusiva), pensamos em
parabenizar a Secretaria de Educação da Prefeitura de Florianópolis, mais
precisamente, a Unidade NEI Armação com todos seus profissionais pela qualidade
de inclusão que vem desenvolvendo. Muitos foram os momentos de troca com a
família das crianças e da equipe de profissionais envolvidos em seu processo de
aprendizagem.
Fica
nossa torcida para que em 2015 continue esta comunidade tão acolhedora e
participativa contribuindo para o aprimoramento de nossos atendimentos
especializados: AEEs.
Regina e Sulísia
INFORMES RELEVANTES
PALCO
ABERTO
Dia 03 de dezembro de 2014 às 10h12min
aconteceu a abertura oficial do ensaio “Show de calouros’”.
A iniciativa partiu da TURMA DAS JOANINHAS que fizeram questão de convidar todo o NEI.
O evento contou com a participação especial
de Ulissys de Sousa Vellozo, integrante da turma e seu irmão e parceiro Giovanni de Sousa Vellozo para darem abertura do
Show. A dupla tocou ao som de violinos que fez a plateia silenciar diante da
música instrumental, emocionando a todos.
A
turma agradece a todos que participaram
do evento, em especial a Giovanni que
prontamente aceitou o convite de seu irmão Ulissys.
Desde já comunicamos que em breve faremos nossa apresentação oficial “Show de
Calouros”.
Fiquem atentos!!
Avaliação
de Gestão Educativa
No
dia 26/12, às 17h foi realizada a primeira Assembleia para Avaliação de Gestão
Educativa do NEI Armação.
Por
iniciativa da SME, com coordenação do Conselho Deliberativo da unidade, foi
aberta para a comunidade escolar a oportunidade de analisar a gestão da atual
diretora, com o intuito de compartilhar suas impressões e esquematizá-las num
documento a ser entregue na Secretaria. Apesar da divulgação, a adesão à
assembleia foi consideravelmente baixa. Porém, os pais e funcionários
presentes, após escutarem a apresentação da diretora e visualizarem as
diretrizes recomendadas para análise, entraram em um consenso de que grande
parte das ações esperadas foi cumprida pela direção ao longo do ano. Com
relação às duas ações citadas como não plenamente alcançadas – revisão do PPP e
reuniões periódicas do Conselho Escolar – a diretora afirmou seu interesse para
cumpri-las em 2015.
Maira Tonelli Santos ( mãe representante do Conselho
Escolar)
SOBRE
A CRECHE DE VERÃO
De acordo com a portaria Nº 287/2014 da
SME- Florianópolis que regulamenta o programa creche de verão, artigo 6º:
“ A
criança que não comparecer á unidade
educativa até o dia 08 de janeiro de 2015, bem como, aquela que apresentar dois
dias de faltas, sem apresentar justificativa por escrito ou atestado médico ao
diretor, perderá o direito á vaga, sendo substituída por outra criança,
observando-se a classificação da lista de intenção”.
Fique informado
sobre novas inscrições para matricula
-2015.
Segundo
a portaria nº 286/2014 que regulamenta o processo de inscrições para matriculas
referentes a 2015 diz que:
Parágrafo 4°: Novas inscrições
serão realizadas a partir do dia 23/02/2015
e a criança deverá ter no mínimo 6 (seis) meses de idade.
DATAS IMPORTANTES
MÊS DE DEZEMBRO:
18/12- Aniversário
coletivo e encerramento do ano letivo.
MÊS DE JANEIRO:
06 /01 a 30 /01– Atendimento
creche de verão.
08/01- Abertura das
vagas excedentes - creche de verão.
MÊS
DE FEVEREIRO:
09/02 – Reunião com as famílias – 18 hs
11/02
-
Inicio do ano letivo.
23-abertura
para novas inscrições de matricula/2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário